Contribuir para que os educadores possam tramar seus próprios caminhos com um olhar atento para as questões: do aprender, da singularidade e da subjetividade do educando, e da escola. Refletir as diversas problemáticas que cerceiam as crianças que não aprendem. Indagar: será os problemas de aprendizagem uma falha da criança, da família, da escola? Compreender o que vai dar lugar ao inédito, à surpresa, à novidade na questão da aprendizagem. Recolar a questão: existem mesmo crianças que não aprendem? Analisar as interrogações que estas crianças e adolescentes continuam a nos propor, descobertas que nos levam a nos questionarmos sobre nosso lugar, nossas funções, frente ao que as crianças que não sabem nos ensinam.
Carga Horária:
20hCidade:
São PauloData e Horário:
24 e 25/08/2013 (Sábado e domingo, das 8h às 18h)
Conteúdo Programático
- Fracasso escolar, patologia da atualidade
- Demanda e o desejo
- Situações de fracasso escolar
- A psicologia da inteligência, segundo Piaget
- Concepção piagetiana da criança
- Conceito de aprender, ensinar - para ensinar melhor, aprender melhor
- Sintoma escolar da não aprendizagem
- Diferenças entre fracasso escolar e problema de aprendizagem
- Interferir ?
- Intervir ?
- Intervenção (psico) pedagógica na escola
- Estratégias para o sucesso pessoal do aprendente
- Estudo de caso
Prof.ª Esp. Marlene Oliveira Garcia Banhos
Prof. Esp. Marivaldo dos Santos Souza
Investimento
Até 20 dias antes do início do curso: R$ 50,00 + 2 x R$ 125,00
Após 20 dias antes do início do curso: R$ 65,00 + 2 x R$ 125,00