Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

ENSINO DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: PANORAMA E AS TENDÊNCIAS INOVADORAS

Carga Horária: 20h

Cidade: São Paulo

Data e Horário: 09 e 10/07/2013 (terça-feira e quarta-feira, das 8h às 18h)

Público Alvo: Bacharéis, licenciados e estudantes de Educação Física

Conteúdo programático (aulas teóricas e práticas)

· Fenômeno esportivo no século XXI: jogos esportivos coletivos (basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol):

-fenômeno esportivo na contemporaneidade e os jogos coletivos.

-papel da ciência no desenvolvimento dos jogos coletivos e contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e vivência.

· Natureza dos Jogos Coletivos: estrutura e dinâmica funcional

-princípio e processo organizador dos jogos coletivos.

-estrutura dinâmica e funcional: referências estruturais e funcionais.

· Indicadores Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem dos Jogos Coletivos - Olhar das novas tendências em Pedagogia do Esporte.

-concepções tradicionais para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.

-concepções inovadoras para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.

-princípios metodológicos para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.

Pedagogia do Jogo: conteúdo e metodologia

-fenômeno jogo e suas características

-características pedagógicas do jogo

-ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem

Competências essenciais – saber fazer; poder fazer

-lógica do jogo e família dos jogos

-competências essenciais às competências específicas

-currículo esportivo orientado pelas competências essenciais

Palestrante:

Prof. Drd. Riller Silva Reverdito

Atualmente é Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP (área de Biodinâmica do Movimento e Esporte)

Possui especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas FEF/UNICAMP (2007) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba FACIS/UNIMEP (2011).

Docente na Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH/UNASP) e na Secretária de Educação do Estado de São Paulo/Diretoria de Sumaré. Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Lazer e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Teoria do Jogo e Desenvolvimento Humano.

Tem se dedicado ao estudo dos modelos de ensino dos jogos esportivos coletivos, a partir da ótica das novas tendências em Pedagogia do Esporte. O resultado desses estudos tem sido publicado em livros e artigos científicos, destacando-se:

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, Rio Claro, v. 13, p. 51-63, 2007.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, p. 600-610, 2009.

Coordenação Técnica

Prof. Esp. Roberto de Almeida (Banzé)

Investimento

Inscrição: R$ 5,00 + 1x de R$ 80,00





Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Faça seu pré-cadastro
SAO PAULO
00/00/2013
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br