Carga Horária: 20h
Cidade:
São PauloData e Horário:
09 e 10/07/2013 (terça-feira e quarta-feira, das 8h às 18h)Público Alvo:
Bacharéis, licenciados e estudantes de Educação Física Conteúdo programático (aulas teóricas e práticas)· Fenômeno esportivo no século XXI: jogos esportivos coletivos (basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol):
-fenômeno esportivo na contemporaneidade e os jogos coletivos.
-papel da ciência no desenvolvimento dos jogos coletivos e contribuição para o processo de ensino, aprendizagem e vivência.
· Natureza dos Jogos Coletivos: estrutura e dinâmica funcional
-princípio e processo organizador dos jogos coletivos.
-estrutura dinâmica e funcional: referências estruturais e funcionais.
· Indicadores Metodológicos para o Ensino e Aprendizagem dos Jogos Coletivos - Olhar das novas tendências em Pedagogia do Esporte.
-concepções tradicionais para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.
-concepções inovadoras para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.
-princípios metodológicos para o ensino e aprendizagem dos jogos coletivos.
Pedagogia do Jogo: conteúdo e metodologia
-fenômeno jogo e suas características
-características pedagógicas do jogo
-ambiente de jogo e ambiente de aprendizagem
Competências essenciais – saber fazer; poder fazer
-lógica do jogo e família dos jogos
-competências essenciais às competências específicas
-currículo esportivo orientado pelas competências essenciais
Palestrante:
Prof. Drd. Riller Silva Reverdito
Atualmente é Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - FEF/UNICAMP (área de Biodinâmica do Movimento e Esporte)
Possui especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas FEF/UNICAMP (2007) e Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba FACIS/UNIMEP (2011).
Docente na Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH/UNASP) e na Secretária de Educação do Estado de São Paulo/Diretoria de Sumaré. Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Lazer e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Teoria do Jogo e Desenvolvimento Humano.
Tem se dedicado ao estudo dos modelos de ensino dos jogos esportivos coletivos, a partir da ótica das novas tendências em Pedagogia do Esporte. O resultado desses estudos tem sido publicado em livros e artigos científicos, destacando-se:
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA; MONTAGNER, P. C. Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Motriz, Rio Claro, v. 13, p. 51-63, 2007.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, p. 600-610, 2009.
Coordenação Técnica
Prof. Esp. Roberto de Almeida (Banzé)
Investimento
Inscrição: R$ 5,00 + 1x de R$ 80,00