Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Nutrição: Profissão exige conhecimento da saúde humana

23/03/2012

Nutrição: Profissão exige conhecimento da saúde humana

Mercado é amplo e vai da nutrição clínica até a personalizada

Prevenir doenças, promover e recuperar a saúde é a responsabilidade do nutricionista.

Com uma formação generalista, o profissional tem um amplo campo para atuação, passando pela nutrição clínica, hospitalar e personalizada.

Ao indicar uma alimentação saudável às pessoas, o nutricionista promove saúde e bem-estar. O profissional deve conhecer bem a composição dos alimentos, como eles se comportam diante das maneiras de preparo e como agem ao serem fritos, assados ou cozidos. Apesar de saber tudo isso, o nutricionista não precisa ser bom na cozinha, ele apenas vai indicar a dieta mais adequada ao paciente.

Como o curso de nutrição está relacionado à área da Saúde, o estudante terá aulas sobre o organismo humano. Ele não será médico, mas terá domínio sobre os problemas da saúde humana.

Nutrição clínica, saúde pública e alimentação coletiva são as principais áreas de atuação e a base do curso. Durante a faculdade, os alunos têm contato com várias disciplinas gerais e específicas nas áreas de bioquímica e química. Recentemente duas novas áreas foram criadas e prometem aquecer e expandir o nicho: a nutrição escolar e personal diet.

A nutrição escolar se fortaleceu depois que uma regulamentação federal estabeleceu que as escolas que recebem verba do governo federal devem ter a presença de um nutricionista.

O nutricionista neste caso é responsável pelo planejamento de um cardápio saudável e nutritivo. As escolas particulares já adotaram a presença do nutricionista há mais tempo, também preocupadas com a crescente obesidade infantil, um problema que têm crescido nessa sociedade moderna.

Assim como o personal trainer desenvolve um treino específico para o seu cliente, o personal diet desenvolve um cardápio mais específico para o seu paciente, levando em consideração o estilo de vida, o peso, a altura e as preferências do paciente.

O personal diet vai até a casa da pessoa e faz uma avaliação. Com base nas necessidades do paciente, o nutricionista elabora uma dieta adequada. A intenção não é restringir, mas praticar uma reeducação alimentar para que o paciente tenha o hábito de uma alimentação saudável. O valor cobrado pelo personal diet é em média R$ 100, 00, o mesmo cobrado por um nutricionista no consultório, variando de acordo com a cidade.

Especialização

Seguindo a tendência do mercado, a Universidade UGF oferece cursos de Pós Graduação em Nutrição e Extensão Universitária em Nutrição voltada para os profissionais que queiram se especializar. A UGF oferece uma ampla infraestrutura para que os professores, de renome acadêmico no cenário brasileiro de educação, deem suas aulas com o máximo de qualidade para melhor aproveitamento do aluno.




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br