No dia 18 de outubro é comemora-se o ?Dia do Médico?, profissional indispensável e que tem uma vida de dedicação pela saúde, pela vida e respeito ao ser humano.
A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, que era médico, além de pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos começou por volta do século XV.
A data também é comemorada em diversos outros países, além do Brasil como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Não há como negar a importância dessa profissão em nossas vidas. Está conosco muito antes de nascermos e nos acompanha em todas as etapas de nossas vidas. Não é apenas uma profissão, mas também um sacerdócio, como alguns preferem classifcar.
Entre tantos médicos que contribuíram não apenas para a evolução da ciência nacional, mas também no âmbito mundial estão:
- Carlos Chagas. Descobriu a doença de chagas em 1909, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura.
- Vital Brazi. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel.
- Oswaldo Cruz. Se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro.
- Gaspar Viana. Foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada.
O médico pode atuar em diversas áreas, o que não faltam são opções para exercer uma das profissões mais importantes para toda a humanidade. São dezenas de especialidades, entre elas:
- Alergia e imunologia ? Angiologia - Cardiologia - Dermatologia - Endocrinologia - Gastroenterologia
- Ginecologia e obstetrícia - - Hematologia - Infectologia - Neurologia - Oftalmologia - Ortopedia e traumatologia - Otorrinolaringologia - Pediatria - Urologia
Agradecer talvez não seja o bastante, mas a UGF em nome de todos os seus alunos e colaboradores agradece e respeita essa profissão tão digna e merecedora de toda promoção e demonstração de admiração por parte da sociedade.
Vale ainda pedir que esses profissionais nunca se esqueçam da sua verdadeira missão e que levem a cada dia os ensinamentos do juramento de Hipócrates, declaração feita tradicionalmente durante sua formatura.
(...) estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.
Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva (...) .