Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Parabéns aos médicos de todo Brasil!

18/10/2011

Parabéns aos médicos de todo Brasil! 

No dia 18 de outubro é comemora-se o ?Dia do Médico?, profissional indispensável e que tem uma vida de dedicação pela saúde, pela vida e respeito ao ser humano. 

A data foi escolhida em homenagem a São Lucas, que era médico, além de pintor, músico e historiador. A tradição de ter São Lucas como o patrono dos médicos começou por volta do século XV. 

A data também é comemorada em diversos outros países, além do Brasil como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. 

Não há como negar a importância dessa profissão em nossas vidas. Está conosco muito antes de nascermos e nos acompanha em todas as etapas de nossas vidas. Não é apenas uma profissão, mas também um sacerdócio, como alguns preferem classifcar. 

Entre tantos médicos que contribuíram não apenas para a evolução da ciência nacional, mas também no âmbito mundial estão: 

- Carlos Chagas. Descobriu a doença de chagas em 1909, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. 

- Vital Brazi. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel. 

- Oswaldo Cruz. Se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro. 

- Gaspar Viana. Foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada.

O médico pode atuar em diversas áreas, o que não faltam são opções para exercer uma das profissões mais importantes para toda a humanidade. São dezenas de especialidades, entre elas: 

- Alergia e imunologia ? Angiologia - Cardiologia - Dermatologia - Endocrinologia - Gastroenterologia 

- Ginecologia e obstetrícia - - Hematologia - Infectologia  - Neurologia  - Oftalmologia  - Ortopedia e traumatologia  - Otorrinolaringologia - Pediatria -   Urologia 

Agradecer talvez não seja o bastante, mas a UGF em nome de todos os seus alunos e colaboradores agradece e respeita essa profissão tão digna e merecedora de toda promoção e demonstração de admiração por parte da sociedade. 

Vale ainda pedir que esses profissionais nunca se esqueçam da sua verdadeira missão e que levem a cada dia os ensinamentos do juramento de Hipócrates, declaração feita tradicionalmente durante sua formatura. 

(...) estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva (...) .




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br