Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dicas de como elaborar seu projeto de pesquisa - Por: Camila Pureza

19/11/2011

DICAS DE COMO ELABORAR SEU PROJETO DE PESQUISA

 Por: Camila Pureza Mestre em Enfermagem Professora da disciplina de Metodologia Científica da Pós- graduação da UGF 

Uma das grandes dificuldades que os estudantes de graduação e de pós-graduação encontram em sua formação é a elaboração do projeto de pesquisa, visto que é o primeiro passo para se obter êxito no bom desenvolvimento da pesquisa. Mas um ponto chave é a organização do tempo e o uso deste a seu favor.

Não existe uma forma de bolo para a elaboração do projeto de pesquisa, mas algumas dicas podem sim ajudá-lo a passar por essa experiência de forma tranqüila, confortável, e por que não prazerosa?

A pesquisa científica é a reunião de informações necessárias para encontrar respostas para uma pergunta e assim chegar a solução de um problema, permitindo a reflexão e a transformação da prática. Para se iniciar uma pesquisa científica o primeiro passo é a elaboração do projeto de pesquisa, que é a mola propulsora para o bom desenvolvimento da mesma.

O projeto nada mais é que um Instrumento de planejamento das ações, que tem como a função principal permitir o controle sobre as atividades e garantir que se chegue aos objetivos esperados. Segundo Minayo (1994) o projeto deve responder as seguintes perguntas: 

O que pesquisar? Objeto ? Problema; Por que pesquisar? Justificativa; Para que pesquisar? Objetivo; Como pesquisar? Metodologia; Quando pesquisar? Cronograma.

1. O TEMA

Para se iniciar o projeto é necessário, antes de mais nada,  a escolha da temática, que  deve ser feita baseada em itens fundamentais, como  em que área o assunto se encontra, a especificidade do tema, se o tema é instigante, interessante e NUNCA ESCOLHA TEMAS AMPLOS E GERAIS para não perder o seu foco.

2. O PROBLEMA E O OBJETO DE ESTUDO

O segundo passo é traçar o problema do seu estudo. Para se detectar um problema é necessário rever a realidade que o cerca, experimentar um novo olhar, o olhar do todo, afastando-se do contexto e tornando-se observador.  As situações que estão envolvidas na origem do problema devem ser destacadas e contextualizadas. Um esquema do que se deseja estudar é fundamental para o desenvolvimento do projeto. É importante que o autor crie um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. O problema de estudo gerará o objeto de estudo. 

3. JUSTIFICATIVA DO ESTUDO

A justificativa num projeto de pesquisa é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado, ou seja, que o tema escolhido pelo pesquisador são de suma importância para a sociedade, para  profissão e isto deve ser comprovado. 

4. OBJETIVOS

Após a justificativa do estudo, os objetivos são traçados para que a pesquisa possa ser operacionalizada. Uma dica para se definir os objetivos é colocá-los começando com o verbo no infinitivo: descrever, identificar, levantar, demonstrar, analisar, dentre outros. 

5. O CAMINHO METODOLÓGICO

A metodologia é o caminho a se seguir, ou seja, é o conjunto de procedimentos que norteiam: como fazer o projeto, que trajetória seguir, onde gastará menos tempo. Muito importante para o direcionamento da pesquisa. 

6. REVISÃO DE LITERATURA

O Levantamento de Literatura é a localização e obtenção de documentos para avaliar a disponibilidade de material que subsidiará o tema.
Este levantamento é realizado junto às bibliotecas ou serviços de informações existentes.
 

7. CRONOGRAMA

O projeto conta também com o cronograma que é de suma importância que seja seguido e que te ajudará a controlar o seu tempo. Segue abaixo um exemplo: 

 

ATIVIDADES / PERÍODOS

Jan.

Fev.

Mar.

Mai.

Jun.

Jul.

Ago.

Set.

Out.

Nov

1

Levantamento de literatura

X

                 

2

Montagem do Projeto

 

X

               

3

Coleta de dados

   

X

X

X

         

4

Tratamento dos dados

     

X

X

X

X

     

5

Elaboração do Relatório Final

         

X

X

X

   

6

Revisão do texto

               

X

 

7

Entrega do trabalho

                 

X

 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

E finalmente teremos as referências, que são documentos consultados para a elaboração do projeto, que são citados e seguem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para elaboração das Referências.

                Agora que já temos as dicas e os passos de como elaborar um projeto de pesquisa para alcançar o êxito do nosso estudo, vamos iniciar com disciplina, determinação e orientação?  Bom estudo!




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br