É POSSÍVEL SOBREVIVER AO CONFLITO?
Por Aparecida Bucater
As pessoas comunicam-se, simpatizam-se e sentem atração por outras
ou
se antipatizam e sentem aversão.
Aproximam-se ou se afastam umas das outras.
Competem ou colaboram entre si.
Concordam ou divergem, assumem posições antagônicas e
entram em CONFLITOS.
Mas, não devemos temê-lo! O conflito em si não é bom nem ruim! Dependendo de sua natureza, de como é percebido e administrado tanto pode atrapalhar o desempenho da equipe como pode ser uma força positiva para o crescimento individual e do grupo.
Diante do conflito o animal ataca ou foge; o homem intervém e procura administrá-lo, transformando conceitos diferentes em interesse comum, obtendo sinergia de idéias.
Divergências ocorrem em função de valores, necessidade e expectativas das pessoas. Podem, nas organizações, reduzir a compreensão mútua, bloquear a comunicação, distorcer a percepção dos fatos, dos processos, dos objetivos, interferindo na realização do trabalho e comprometendo os resultados da equipe.
Por outro lado, conflitos de idéias e questionamentos sobre trabalho e processo evitam a estagnação, estimulam a criatividade e iniciam processos de mudanças.
Mas, quando as pessoas divergem totalmente sobre os objetivos do trabalho, métodos e procedimentos, quando não recebem informações suficientes ocorrem os chamados conflitos disfuncionais, que atrapalham o desempenho do grupo gerando ansiedade, erros retrabalho e fortes tensões.
A administração de conflitos é uma das habilidades que compõe a competência interpessoal e, como todas as outras, pode e deve ser desenvolvida. Para se administrar conflitos é preciso desenvolver: a percepção, a empatia, a comunicação assertiva e ser capaz de manter o equilíbrio emocional.
É importante também a percepção de que as pessoas são diferentes, e que ao discordarem de nós não estão ?procurando briga? ou querendo nos magoar, simplesmente têm percepção, expectativas, crenças e valores diferentes
Assim, administrar o conflito pressupõe:
- perceber as divergências como enriquecedoras aos invés de competição certo-errado;
- tirar o conflito do nível íntimo e passional, uma vez que a solução do conflito é tão mais fácil quanto menor for o envolvimento emocional dos seus participantes
- assumir o conflito, transformando-o em uma oportunidade para melhorias.
Atualmente, nas organizações, os profissionais necessitam desenvolver sua habilidade em administrar conflitos, para:
Gerenciar mudanças - as empresas estão mudando em ritmo acelerado e estas mudanças provocarão os mais diversos tipos de conflitos.
Conviver com a diversidade - cada vez mais, os ambientes de trabalho, tendem a ser formados por pessoas culturalmente diferentes, gerando risco maior de surgirem conflitos.
Tornar-se membro ou líder de equipes eficazes : o trabalho em equipe está sendo estimulado e altamente valorizado nas organizações. Não restam dúvidas de que leva a resultados mais eficazes, mas por outro lado também pode gerar mais conflitos, que precisam ser administrados para a equipe atingir os resultados esperados.
Aparecida Bucater