Procon aplica multa a gigantes das compras coletivas
Groupon, ClickOn e Peixe Urbano são acusados por falhas em serviço
Nesta semana o Procon de São Paulo autuou três sites de compras coletivas. Nova modalidade de que virou febre no país devido aos altos descontos oferecidos.
O ClickOn, o Groupon e o Peixe Urbano são acusados de não garantir a qualidade dos serviços oferecidos, de se recusarem a devolver os valores no caso de não prestação do serviço, de informar o percentual de desconto incorreto, além de outros problemas.
Outros onze portais que vendem produtos e prestam serviços por meio da internet foram multados.
O diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Góes, disse que ?o site de compras coletivas é tão responsável pelo problema quanto o estabelecimento que oferece o serviço ou produto?.
De acordo com o órgão, as
empresas devem apresentar defesa e vão responder a processos administrativos.
Caso condenadas, as multas podem variar de R$
Inúmeras Queixas
O alto número de reclamações, mais de 700 entre janeiro e setembro deste ano, fez com que o Procon iniciasse a distribuição de multas.
Por outro lado, os sites se defendem. O Groupon, por exemplo, diz que pretende apresentar a defesa ao Procon no prazo legal e "reforça o compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade". Já o Peixe Urbano afirma estar analisando o caso e que vai continuar investindo na melhoria do serviço. O ClickOn disse que cumpre com todas as normas, "mas o desafio é garantir que nossos parceiros também cumpram."