Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia da Justiça. É sempre hora de fazer a sua parte também!

08/12/2011

Dia da Justiça

O dia 8 de dezembro evoca não só os trabalhadores forenses, mas toda o povo brasileiro para uma data especial: é o Dia da Justiça. Essa data é comemorada desde 1940, em referencia a Imaculada Conceição, foi instituída pela Lei 1408/51, através do então Presidente Getúlio Vargas.

A Lei n.º 1.408, de 9 de agosto de 1951, em seu art. 5.º, instituiu o Dia da Justiça, para ser comemorado em todo o território nacional, como feriado forense. Edgar Costa, em seu livro Efemérides Judiciárias, anota que foi em Natal, no Rio Grande do Norte, que pela primeira vez se prestigiou esse evento por iniciativa do Desembargador Virgílio Dantas (1950), seguindo-se, nos anos posteriores, idênticos festejos em Florianópolis (1951), Belo Horizonte (1952), Fortaleza (1953), Curitiba (1955), Cuiabá (1956), Salvador (1957), Petrópolis e Niterói (1958), Rio de Janeiro (1959) e Brasília (1960).

A justiça para os advogados - Para os advogados brasileiros o dia de hoje é simbólico porque representa a aspiração de um sentimento e de um valor que diariamente são postos na mesa de trabalho, procurados nos livros e suplicados no início e no fim das petições. Os requerimentos começam invocando uma autoridade judiciária e terminam pedindo Justiça.

O símbolo - E qual a origem do símbolo da Justiça? O símbolo da Justiça é uma mulher de olhos vendados com uma espada e uma balança nas mãos. A Deusa Romana Iustitia personifica a Justiça. A espada representa a força, prudência, ordem, regra e aquilo que a consciência e a razão ditam. A balança simboliza a equidade, o equilíbrio, a ponderação, a justeza das decisões na aplicação da lei.

No Governo Brasileiro - Na república como sabemos contamos com três poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, a aplicação das leis, observação a essas leis para assegurar a soberania da Justiça e a realização dos direitos e deveres essa é a função da Justiça. O Poder Judiciário é composto pelo Juiz, Promotor e Advogado que buscam fornecer aos cidadãos paz social, obediência às leis e a justiça social.

A Justiça mundial ? Na esperança de que haja justiça entre os povos, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esse documento discorre sobre direitos e deveres individuais, sociais, culturais e políticos.

A verdade é que a justiça está em tudo, inclusive nas mínimas coisas. Ao fornecer um lugar especial aos idosos, grávidas e deficientes estamos fazendo justiça ao que eles merecem.

Ao respeitar o lugar na fila, ao receber um salário condizendo com a profissão, ao garantir uma educação de qualidade, ao fornecer bons hospitais e um atendimento digno, também estamos praticando nada menos que a justiça e o direito que cada cidadão tem de usufruir aquilo que lhe compete.

Portanto, no Dia da Justiça também é hora de fazermos uma reflexão sobre como agimos em relação ao próximo e a sociedade. Será que nos comportamos de maneira justa com aqueles que estão a nossa volta?

A UGF deseja que a Justiça esteja e seja feita nas mínimas coisas, para que naturalmente, a justiça seja aplicada em tudo aquilo que fazemos e acreditamos. Que esta palavra tão importante, não consta apenas nos dicionários, mas esteja presente entre todos os povos.




» Todas as notícias

Cursos Relacionados






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br