Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Verão: O perigo das fortes chuvas

10/01/2012

Verão: O perigo das fortes chuvas

Leia algumas dicas para prevenir acidentes e epidemias comuns nesta época

Muitos nesta época do ano estão em férias e querem saber de aproveitar todo o sol que o verão pode oferecer, mas é preciso lembrar que é exatamente nesse período que há a maior ocorrência de tempestades e temporais, tudo isso justamente pelo excesso de calor.

Também é nessa época do ano que há um aumento no índice de pessoas desabrigadas por conta dos desabamentos e alagamentos que as chuvas causam, e consequentemente doenças como dengue e leptospirose se alastram.

É preciso estar atento a algumas dicas relativamente simples que podem salvar vidas.

Regiões de Risco

Pessoas que vivem em regiões em que os terrenos são irregulares e formados por barrancos, ao menor sinal de mudança de tempo, devem acionar a Defesa Civil do município. Ela é o órgão responsável pela a avaliação da área e dirá se a pessoa pode ou não permanecer no local sem o risco de desabamento. Caso a área seja condenada pelo técnico, eles farão o redirecionamento das famílias aos abrigos cadastrados ou até mesmo improvisados pela prefeitura do município para caso de emergências. Há pessoas que optam por permanecer na casa de parentes.

Alagamentos e Desabamentos

Em caso de desabamentos deve, se possível, abandonar a área imediatamente, jamais tentar, por conta própria, voltar a área que sofreu deslizamento e muito menos tentar o resgate de alguma vítima. O terreno pode voltar a ceder e causar mais transtornos, ou por falta de preparo, o estado de saúde da vítima pode ser afetado causando até sequelas. Neste caso, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros devem ser comunicados imediatamente para que haja um rápido resgate.

Em caso de alagamentos, o ideal é que a população tente se refugiar em locais mais altos, ou abandonar a região antes da inundação. Jamais tentar atravessar ruas, avenidas, algum rio ou córrego. Pela elevação do nível de água e por geralmente mostrar-se turva, algum bueiro ou buraco pode ter se formado pela força das correntezas, tornando iminente o risco das pessoas serem arrastadas e se afogarem.

Outro ponto muito importante é não ter contato com a água, no caso de enchentes, muitas vezes rios poluídos transbordam e trazem a tona alguns vetores de doenças como o rato que transmite a leptospirose, doença que pode causar a morte.

Uma outra epidemia típica no verão é a de dengue. Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti as larvas se desenvolvem em água parada em terrenos baldios, caixas d?água, pneus abandonados, entre outros, e o clima quente faz com que esses locais se tornem excelentes criadouros. Para evitar a doença, o simples ato de não deixar água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas e recipientes que possam abrigar água, impede a reprodução deste mosquito.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br