Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

"PepsiCo conclui que consumidor prefere alimentos saborosos a saudáveis"

19/01/2012

Gigante dos alimentos, a "PepsiCo conclui que consumidor prefere alimentos saborosos a saudáveis"

A professora dos cursos de pós graduação em Nutrição da UGF, Eliana Louzada, dá dicas para quem quer mudar os hábitos alimentares.

Após inúmeras críticas por parte dos investidores pelo demasiado investimento da empresa em marcas saudáveis, mas pouco rentáveis, a PepsiCo já deu sinais de que vai voltar o seu foco para as marcas saborosas que fazem parte da essência do grupo, de acordo com o jornal Financial Times.

A empresa americana, dona das marcas Ruffles de batatas fritas e Cheetos de salgadinhos, nos últimos anos tem investido em marcas mais saudáveis, como a compra da Quaker em 2000 por US$ 13,4 bilhões. No Brasil, a empresa assumiu a liderança no segmento de biscoitos com a recente compra da Mabel e o grupo ainda negocia a compra de outra fabricante brasileira, a Marilan.

Segundo o Financial Times, a companhia realizou uma pesquisa nos Estados Unidos que derrubou os mitos sobre os produtos saudáveis, apontando que apenas 10% dos consumidores entrevistados afirmaram que sempre evitam o consumo de salgadinhos não saudáveis, enquanto 25% tentam não comê-los, mas se permitem consumi-los às vezes. A grande maioria, 65%, dá mais importância ao sabor e à conveniência. No setor de bebidas, os percentuais são parecidos, de acordo com a multinacional.

Desde que a Pepsi ficou atrás da Diet Coke, os investidores têm insistido para que a PepsiCo volte o foco para as marcas principais. Em 2012 a companhia deve anunciar um plano para revitalizar os negócios.

Segundo Eliana Louzada, coordenadora dos cursos de pós-graduação em Nutrição da UGF, a reeducação alimentar é gradativa, e jamais deve ser feita de forma rápida.

Para Eliana, as pessoas não devem excluir ou reprimir o consumo dos alimentos não saudáveis, uma vez que toda a proibição gera uma compulsão ao alimento proibido, seja ele saudável ou não.

Para iniciar essa mudança, é interessante que as pessoas insiram em suas dietas frutas, bolos integrais com frutas secas, ou preparações que contenham oleaginosas nos bolos ou salgados.

Eliana afirma que "é necessário ensinar a população é que a moderação no consumo de alimentos não saudáveis seria o caminho para mudança de hábito alimentar".

Ela explica que esses alimentos devem ser consumidos em ocasiões especiais, como festas, quando as crianças estiverem em algum evento, ou uma vez por semana, mesclando com suco e salada de frutas, para manter um equilíbrio.

A professora ainda pondera: "em uma sociedade consumista e imediatista é preciso atentar para o contexto social que o alimento representa, e principalmente como veicular as informações sobre alimentos. Através de uma atitude drástica pode-se gerar distúrbios alimentares dos mais variados: bulimia, obesidade, etc".

"Tais alimentos não saudáveis consumidos esporadicamente não levam danos à saúde, o que prejudica é fazer destes alimentos o pilar da dieta".




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br