A crescente preocupação Ambiental
A crescente preocupação sobre as questões ambientalistas e a intensificação dos debates sobre o referido tema provocou um aumento significativo da exposição do meio ambiente na mídia durante as últimas décadas. Observamos as expressões "responsabilidade e gestão sócio-ambiental" nos meios de comunicação de massa que fundamentam as críticas aos problemas ambientais enfrentados pela população mundial.
Surge, então, a Comunicação Ambiental que corresponde a um ramo acadêmico que analisa as mensagens da mídia (imagens, textos etc) relacionadas ao meio ambiente e seus efeitos na sociedade a fim de permitir a transmissão somente de informações reais e relacionadas ao meio ambiente. A comunicação ambiental realizada pela mídia está sujeita às pressões políticas e de certos segmentos da sociedade cujos valores ideológicos acabam silenciando determinados "experts" e comunidades.
O surgimento e a consolidação da comunicação ambiental contribui para o estreitamento das relações entre os cidadãos e o meio ambiente ao conscientizar a população sobre os problemas ambientais atuais que enfrentam, permitindo que ponham em prática o seu dever de trabalhar em prol da conservação ambiental.
O Marketing Verde, também conhecido por Marketing Ambiental, Ecologicamente Correto, corresponde a uma série de políticas ambientais aplicadas pelas empresas poluidoras, desde a coleta da matéria-prima até sua disposição.
O gerenciamento das questões ambientais, de saúde e segurança do trabalho é uma tendência global que foca na prevenção de acidentes e no tratamento dos problemas potencialmente poluidores e passou a ser extremamente vital para a sobrevivência de empresas que atuam no ramo de petróleo.
O curso de extensão