FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA
A
UGF tem novidade para os profissionais da fisioterapia. A
partir do primeiro semestre de
O curso, com 360 horas de carga horária, apresenta um papel indispensável para o ramo da saúde, tendo em vista que grande parte da população, no Brasil e no mundo, apresenta importantes problemas no seu cotidiano em razão de doenças crônicas (como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, pulmonares e renais) e seus fatores de risco (obesidade, tabagismo, sedentarismo, entre outros). Pensando nos altos custos e riscos dos procedimentos cirúrgicos e medicamentos, o exercício físico terapêutico para a prevenção e tratamento dessas condições tem papel imprescindível para a melhor qualidade de vida desses indivíduos.
Apesar de atualmente esta informação já ser de domínio público, a maioria das pessoas não segue programas terapêuticos adequados, em especial por falta de orientação e supervisão. Além disso, durante a graduação, estes conteúdos são pouco discutidos. E apesar da grande demanda de profissionais em busca desse conhecimento, a oferta de cursos de Pós Graduação é escassa nessa área.
Pra suprir essa falta, a pós-graduação EM FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA conta com um corpo docente que alia grande conhecimento clínico com vasta experiência no ensino e pesquisa sobre o assunto. O coordenador do curso é Juliano Schwartz, especialista em Fisiologia do Exercício e em Docência, formado em fisioterapia em 2001 pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), com aprimoramento em Exercício Físico e Doenças Crônicas pela USP e mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Escola de Educação Física da USP. Além disso, Juliano Schwartz atua como docente desde 2003 e na área Clínica tem passagens pela Santa Casa de São Paulo, Centro de Reabilitação Pulmonar da UNIFESP, Setor de Hipertensão do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP (InCor), Setor de Fisiologia Clínica do Exercício da UNIFESP e Setor de Reabilitação Cardíaca do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
A UGF tem com missão fazer dessa pós-graduação, uma das mais procuradas pelos profissionais da área. E sabe que fará a diferença. O fisioterapeuta sairá do curso ciente da importância de manter ou reinserir esse indivíduo na sociedade, mantendo ao máximo seu aspecto funcional, compreendendo, para isso, o surgimento e mecanismos das doenças, de forma que possa atuar com métodos e técnicas específicas para prevenir e tratar as doenças crônicas e seus fatores de risco, bem como para que possa agir na promoção e manutenção da saúde, atuando, por exemplo, em equipes multiprofissionais, em centros de reabilitação, clínicas, atendimentos domiciliares e em hospitais. Conclui Schwartz, coordenador do curso.
A pós-graduação será ministrada no Rio de Janeiro, com início marcado para 31 de março e em São Paulo, o curso inicia em 14 de abril. Em ambas as cidades, os cursos acontecem aos sábados e domingos, das 08H às 18H, uma vez por mês.
Escolha o Local e Data
RIO DE JANEIRO
31/03/2012
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês
SAO PAULO
14/04/2012
Sábado e domingo, das 8h às 18h, uma vez por mês
Para mais informações:
Pós graduação EM FISIOTERAPIA EM REABILITAÇÃO CARDIOPULMONAR E METABÓLICA