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Boa Forma no Verão: Pilates Power ajudando a emagrecer - Profa Dra Eliane Coutinho

12/03/2012

Boa Forma no Verão: Pilates Power ajudando a emagrecer

Doutora PhD em Pilates explica como a técnica ajuda no emagrecimento.

Profa Dra Eliane Coutinho 

Se você não gosta do agito das salas de musculação, mas quer ter o corpo definido para o verão, a sua opção pode ser o Pilates.

Quando se pratica exercícios aeróbicos, ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Desta forma, os exercícios de Pilates no solo podem ser os que melhor se enquadram na modalidade de emagrecimento, embora seus efeitos vão muito além do emagrecimento, como equilíbrio neuro muscular: ganho de força, flexibilidade e estabilidade articular.

A técnica conta com um repertório grande de exercícios em modalidades diferentes e entre elas os exercícios de Mat Pilates Power (Exercícios avançados no solo). "Essa modalidade é realizada durante 50 minutos contínuos e em baixa velocidade. É o que traz mais benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando qualidade e expectativa de vida, pois somente os exercícios aeróbicos de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano." nos explica a Dra. Eliane Coutinho, mestre e doutora (PhD) em plasticidade muscular e membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos.

Segundo Michele Olson, Ph.D., FACSM ("Pilates Exercício: Lessons From The Lab") um treino básico mat pilates / para iniciantes realizado com intensidade baixa ou moderada vai queimar 4 calorias por minuto, ou 240 calorias por hora. Um treino realizado em intensidade moderada vai queimar 6 calorias por minuto, ou 360 calorias por hora. Já um programa de exercícios avançados realizado em uma intensidade moderada a alta vai queimar 7,5 calorias por minuto, ou 450 calorias por hora.

"Após 30 aulas já se obtém uma mudança visível no corpo, promovendo também uma melhora na postura do aluno. Se uma pessoa deseja perder peso através do Pilates deverá executar o nível intermediário ou avançado do Mat Pilates (Pilates Power) pelo menos quatro vezes por semana durante 45 a 60 minutos", destaca a Dra. Eliane Coutinho.

Importante salientar que o processo de emagrecimento precisa de muito mais que técnicas ou métodos isolados, o sucesso do peso ideal é decorrente da absorção de uma base bípede de bons hábitos, segundo Joseph Pilates: "o que comemos e o que praticamos", diz a Profª Drª Eliane Coutinho.

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Profa Dra Eliane Coutinho - PHD

Mestre e Doutora em Plasticidade Muscular

Diretora Acadêmica da FisioCiencia




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