Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Técnica de Depilação Definitiva à Laser. O que é preciso saber?

19/03/2012

Técnica de Depilação Definitiva à Laser. O que é preciso saber para utilizá-la com confiabilidade!

Prof. Mestre Cláudia Leite

Dentre as aplicações estéticas do laser, o uso dele na Depilação (retirada de pêlos) é a técnica mais procurada. A luz laser pode ser utilizada com extrema segurança, desde que realizada por profissional capacitado. Tem tido reconhecimento em promover ótimos resultados, com adeptos no mundo inteiro.

Existem três pontos de atenção que devem ser compreendidos antes de utilizar a depilação com laser. Com estas informações haverá mais segurança do usuário durante todas as etapas da terapia. Ele compreenderá melhor os sinais durante o tratamento e ficará mais confiante em relação ao resultado final. 

Primeiramente é preciso compreender a respeito do ciclo de crescimento do pêlo que tem três fases: a fase anágena (o fio de cabelo está preso na base e em fase de crescimento), a fase catágena (o fio se desprendeu da base, interrompeu o crescimento e está se movimento para superfície da pele) e a fase telógena (o fio de cabelo está preso na camada superficial da pele, pronto para cair).

Somente o fio de cabelo na fase anágena é que vai levar a luz laser até a sua base, o bulbo capilar, que será superaquecido e inativado. Quando se faz depilação a laser e aquele pêlo específico reaparece na semana seguinte e porque ele não estava na fase anágena quando foi irradiado. Por conseguinte, a necessidade de mais sessões para obter o resultado desejado. Existe também a possibilidade da regeneração dos bulbos capilares após um a dois anos, o que justifica a necessidade de sessões de manutenção a cada ano para inativar bulbos reagentes. 

O segundo ponto importante é compreender a respeito da Fototermólise Seletiva. A luz laser é absorvida seletivamente por específicos cromóforos da pele (a melanina é um deles). Cada cromóforo responde a determinado tipo de laser. Desse modo, não é todo laser que é indicado para depilação. Somente a luz laser absorvida pela melanina é capaz de realizar fototermólise do bulbo capilar. No interior do bulbo há grande quantidade de melanina que absorve o laser, o que leva a estrutura pilosa ao superaquecimento causando sua inativação. 

Importante ressaltar, como terceiro ponto de atenção, que a luz laser é diferente da luz pulsada. Comercialmente é muito comum falar-se em depilação definitiva a laser utilizando a luz pulsada na aplicação. A luz laser tem três importantes características: a monocromaticidade (uma única cor), a coerência (ao longo de seu percurso suas ondas permanecem harmônicas) e a colimação (seus feixes são paralelos, com única direção). 

A emissão pela luz pulsada, não se classifica em nenhuma dessas características específicas do laser. Ela promove a emissão da luz em um amplo espectro (policromática), na qual através da utilização de filtros é promovida a seleção do espectro desejado. A luz intensa pulsada se caracteriza por poder ser aplicada em busca de objetivos variados, sendo a depilação um deles. Há relatos de que a depilação por meio da luz pulsada é menos efetiva do que quando realizada pela luz laser. Entretanto, não há comprovação científica para esses relatos. 

Constata-se, enfim, que com a compreensão dessa leitura, o usuário da depilação a laser entenderá pontos importantes para maior confiabilidade na técnica: 1)Porque alguns pêlos reaparecem após as primeiras aplicações? 2) Porque alguns pêlos reaparecem após um ou dois anos? 3) Todo tipo de laser faz depilação definitiva ou somente a luz laser absorvida pela melanina? 4) Quais as características principais da luz laser e o quanto se difere da luz pulsada? 

Prof. Mestre Cláudia Leite

Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional 




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br