Dicas para não abusar durante a Páscoa
A Páscoa está chegando, e sabemos o quanto é difícil resistir a tantas opções de ovos e doces. Então, o que podemos fazer para minimizar os efeitos do consumo dessas guloseimas?
De acordo com a Professora do curso de pós-graduação "Bases Nutricionais para Atividade Física e Obesidade e Emagrecimento" e mentora do projeto social "Segunda Eu Começo" Eliana Louzada, algumas dicas podem ajudar muito, como por exemplo, deixar o chocolate derreter na boca por mais de 1 minuto, isso diminui a compulsão. Evite mastigar o chocolate.
Outra dica é tentar consumir o chocolate com outros alimentos, e assim diminuir a quantidade de chocolate consumida.
O ideal é que durante o feriado da páscoa seja consumido frutas e vegetais que proporcionam mais saciedade, e que mantém a glicemia constante facilitando o controle na ingestão do chocolate. E a regras do intervalo de 3 em 3 horas para cada alimentação continua valendo e vale o esforço para ser mantido. Isso favorece a diminuição no consumo de chocolate.
Por mais difícil que possa parecer, outra dica é evitar chocolates com recheio. Sejam eles amendoim, castanhas ou tantas outras opções encontradas a vendas. O chocolate puro proporciona maior contato do chocolate com as papilas gustativas, assim a sensação de prazer é mais rápida e permanece por mais tempo, adverte a professora Eliana Louzada.
Alguns cuidados também são muito importantes para quem não quer terminar a pascoa com quilinhos a mais: Evite ingerir chocolate sem vontade. Muitas vezes comemos porque o acesso ao alimento está fácil. Não há necessidade de comer tudo em um dia, e também você pode ingerir um pedaço pequeno todos os dias aproximadamente 30g.
Agora que você já tem algumas dicas para seguir, o que resta é força de vontade e determinação diante de tantas tentações. Feliz Páscoa!
Conheça o projeto "Segunda Eu Começo"