Pré-diabético - Por Eliana Louzada
Quando o médico diz: "você está pré-diabético", vem um sentimento de medo e preocupação. O pré-diabético é sinalizado quando o nível da glicemia em jejum encontra-se entre100 e 125mg/dL. Sim você deve se preocupar, porém ao seguir as orientações do médico e da nutricionista a reversão desta alteração é rápida.
O que fazer?
- Exclua ou reduza drasticamente, os alimentos refinados e doces com sacarose (açúcar branco) eles são os principais vilões,
- Diminua no tempo de intervalo entre as refeições auxilia no controle da saciedade
- Ingira fibras em todas as refeições
- Aveia é um alimento que contém fibra e auxilia na diminuição dos níveis glicêmico
Alguns fatores que predispõe a desenvolver o pré-diabetes:
- Familiar bem próximo com Diabetes Mellitus - pai, mãe, irmãos e filhos;
- Sedentarismo
- Mulheres que tiveram filhos que nasceram com mais de 4 kg
- Hipertensão arterial
- Colesterol ou triglicérides alterados
- Síndrome dos ovários policísticos ou
- Acantose Nigricans (escurecimento da pele da nuca, das axilas e virilha)
- História de doença vascular
- Alimentação inadequada
- Abuso no consumo de álcool
Por Eliana Louzada
Mas, o que é Diabetes?
Segundo definição da Sociedade Brasileira de Diabetes, os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. Diabetes é a elevação da Glicose no sangue: HIPERGLICEMIA.
Existem dois tipos:
Diabetes tipo 1 - Neste tipo de diabetes a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem o que chamamos de destruição autoimune. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais.
Diabetes tipo 2 - Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade. Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA
Conheça o Projeto "Segunda eu Começo"