Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

16 de Maio. Dia do Gari

16/05/2012

16 de Maio. Dia do Gari 

Dia 16 de Maio é o dia do Gari, profissional que tem como responsabilidade manter a limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. Profissão de grande esforço e extremamente difícil tendo em vista que nossa população ainda tem muito a aprender sobre o respeito ao ambiente em que vive.

A profissão de gari surgiu em 1891, quando na cidade do Rio de Janeiro, um empresário chamado Aleixo Gary assinou um contrato com a prefeitura para que cuidasse da limpeza das ruas e praias da cidade. Durante todos os dias desde então os garis estão em nossas ruas no calor ou no frio, na chuva ou no sol.

No Brasil são produzidos mais de 61 milhões de toneladas de lixo diariamente que são encaminhados para os lixões, e muito desse lixo poderia ser reciclado. A verdade é que aos poucos o Brasil vem adotando maneiras de tornar o país mais sustentável, porém, ainda é muito pouco. Estima-se que em São Paulo apenas 1,5% do lixo produzido é reciclado.

As atividades dos garis poderia estar muito mais relacionada a conservação, se todos nós estivéssemos mais engajados na coleta seletiva e reciclagem do lixo que produzimos.

Em homenagem aos Garis de todo Brasil, que diariamente trabalham arduamente, abaixo três matérias que podem elucidar população, governo e também aos Garis:

Cidade na Suécia reaproveita 99% do lixo

 http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/v/cidade-na-suecia-reaproveita-99-do-lixo/1900412/

Segunda maior cidade do Japão tem regras rígidas para despejo de lixo

http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/segunda-maior-cidade-do-japao-tem-regras-rigidas-para-despejo-de-lixo/1939533/

E a verdade é que todo mundo não só pode, mas deve colaborar com os Garis. Um grande exemplo é essa matéria com moradores de Diadema, em que a população retirou 13 toneladas de lixo das ruas: http://g1.globo.com/sao-paulo/parceiro-sp/noticia/2012/05/parceiros-do-sp-sao-voluntarios-em-mutirao-de-limpeza-em-diadema.html

Vamos fazer a nossa parte?

Esse é um trabalho muito fácil de fazer em casa, basta separar o lixo praticando uma coleta seletiva de resíduos. Separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel, metal, vidro e plástico.

Os materiais recicláveis são:

Papel: jornais, revistas, formulários contínuos, folhas de escritório, caixas, papelão, etc.

Vidros: garrafas, copos, recipientes.

Metal: latas de aço e de alumínio, clipes, grampos de papel e de cabelo, papel alumínio.

Plástico: garrafas de refrigerantes e água, copos, canos, embalagens de material de limpeza e de alimentos, sacos.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

Nosso meio ambiente também depende da quantidade de lixo produzido por nós, então vamos ajudar a preservar o futuro de nossa nação.

E se você deseja especializar-se no setor ambiental, saiba que a UGF além de promover e incentivar a consciência ambiental, também criou dezenas de cursos voltados aos profissionais engajados a conservação ambiental:

ANÁLISE E GESTÃO DE CRISES EM EMERGÊNCIAS DECORRENTES DE ACIDENTES TECNOLÓGICOS

AUDITORIA E PERÍCIA AMBIENTAL

CIÊNCIAS AMBIENTAIS E ANÁLISE AMBIENTAL

DIREITO AMBIENTAL

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

ENGENHARIA AMBIENTAL

GESTÃO AMBIENTAL

GESTÃO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL EMPRESARIAL

GESTÃO E AUDITORIA AMBIENTAL

GESTÃO EM RESPONSABILIDADE E MARKETING SOCIOAMBIENTAL

GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL

MBA EM GERÊNCIA DE SISTEMAS INTEGRADOS EM QSMS ? QUALIDADE, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO

MBA EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

METODOLOGIA DE ENSINO E PESQUISA EM BIOCIÊNCIAS

POLÍTICA AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Damos os nossos a todos os garis que deixam nossas ruas mais limpas e desejamos que todos os cidadãos brasileiros tenham consciência para melhor reciclagem de nosso lixo.




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br