O curso de gastronomia está voltado na produção e planejamento de cardápios de restaurantes nacionais e internacionais, lanchonetes, hotéis, hospitais e empresas do setor alimentício, bufes, navios e resorts.
Esse profissional deve dominar com destreza os métodos de segurança, já que executa técnicas de preparação de pratos sofisticados até o mais simples.
As áreas de especialização vão de culinária específica como italiana ou japonesa, panificação e confeitaria.
O funcionamento da cozinha, treinamento da equipe e tabelas de preços são algumas das funções que competem a esse profissional.
Uma outra área que o mercado vem apontando é de consultor que presta assessoria para um estabelecimento para a abertura ou mudança de cardápio.
No Brasil, as comidas são variadas de Estado para Estado, precisamente por nossa grande extensão e colonização, o que provém uma variedade de ingredientes e sabores.
O aprimoramento das habilidades e técnicas de preparo dos alimentos, organização de eventos, dietas alternativas, gestão de pessoas são competências fundamentais. Essas atividades exigem cada vez mais uma boa qualificação, aperfeiçoamento e reciclagem do profissional de gastronomia.
- Fundamentos da alimentação e gastronomia profissional
- Habilidade da Gastronomia profissional