Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia do futebol: Paixão Nacional

19/07/2012

Dia do futebol: Paixão Nacional

 "A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda, é uma partida de futebol".

Música: È uma partida de futebol/Skank

O futebol é um dos esportes mais populares do Brasil, a sua chegada em nosso território veio através de Charles Miller, que ao regressar de uma viagem da Inglaterra, trouxe duas bolas, uniformes usados, uma bomba de ar e um livro de regras.

Daí em diante a contribuição de Miller para a difusão do futebol só se intensificou, ele colaborou para a formação da Liga Paulista de Futebol e do time São Paulo Atlhetic Club, sendo no Brasil a primeira liga de futebol.

O primeiro clube de futebol do país foi criado pelo Sport Club Rio Grande, e por conta desse fato a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) intitulou o dia de 19 de junho como a data de comemoração pelo futebol.

No princípio o futebol era um esporte da elite branca sendo proibida a atuação de negros nos times.
Os clubes apresentavam resistência em escalar atletas negros, quando aceitavam os jogadores eram forçados a passar pó de arroz, para disfarçar a tonalidade da pele.

No campeonato de 1914, o jogador Carlos Alberto, considerado mestiço, passou o pó de arroz, com o suceder da partida, ele foi transpirando e a maquiagem começou a escorrer. Ficou claro que em campo não se tratava de um jogador branco e a torcida se manifestou a partida inteira.

A aceitação dos negros na modalidade, apresentou relutância, entretanto a resistência deu espaço à habilidade e podemos apontar Edson Arantes do Nascimento-Pelé, como o maior artilheiro da história e tido como o Rei do Futebol.

No ano de 1950 a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, só que a nossa seleção não foi campeã. O jogo foi contra o Uruguai com o placar de 2x1, partida realizada no Maracanã.

Os ventos sopraram a favor da seleção brasileira no ano de 1958, ano que marca a primeira conquista do Brasil.

Após essa conquista, outros títulos foram se somando a nossa história, que são respectivamente em:
- 1962
- 1970
- 1994
- 2002

A Copa do Mundo é tida como um dos maiores eventos da história do futebol, e na nossa história visto que somos o país com maior participação e o único país que esteve presente em todas as Copas.

Ao olhar nossa história no futebol, podemos apontar muitas conquistas como termos Marta Vieira da Silva como melhor jogadora do mundo, escolhida por cinco vezes consecutivas, o ex-jogador Ronaldo Nazário ou simplesmente ?Fenônemo? com 15 gols realizados em Copa, recebendo o título de maior artilheiro, somos a única seleção pentacampeã do mundo.

A copa do mundo será realizada novamente no Brasil em 2014, que a nossa seleção possa continuar a escrever sua trajetória de sucesso, com promessas como: Neymar, Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato.
                                                                                    Gooooollllll!




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br