Saúde do homem: Câncer de próstata
Os homens compõem o grupo que ocupa a principal posição de acidentes e enfermidades. Visto que a freqüência comparada às mulheres, para avaliações e exames de prevenção apresenta-se inferior.
A falta de check up faz com que muitas doenças sejam diagnósticas tardiamente, e isso implica no benefício do tratamento adequado.
O câncer de próstata é um tumor, que tem maior incidência em homens com idade acima de 50 anos. Os fatores que influenciam ao desenvolvimento dessa doença são:
- Sedentarismo
- Excesso de Peso
- Falta de periodicidade para realização de exames
- Histórico na família
No estágio inicial a doença não apresenta sintomas, se desenvolve de forma lenta e silenciosa, quando passa a avançar o homem começa a apresentar dificuldade de urinar e a notar sangue na urina.
A região das costas acompanhada de uma dor óssea é um dos sinais que apontam o agravamento da doença.
O diagnóstico é realizado com exames de laboratórios e exame de toque retal, caso o médico note alterações na glândula (aumento) ou no PSA (proteína-Antígeno Prostático Específico), o passo seguinte é a realização de outros exames, para que seja verificado com mais detalhes a procedência da doença.
O tratamento pode ocorrer com: radioterapia, remoção da próstata, uso de medicamento e hormonoterapia, vai ser determinado de acordo com o tamanho, e se o tumor é maligno ou benigno, e a idade do enfermo.
Os homens negros compõem um grupo de maior incidência para desenvolver a doença.
Para a prevenção dessa doença, a recomendação está intimamente ligada à qualidade de vida, com a adoção de hábitos que favorecem a saúde, tais como:
- Alimentação balanceada
-Prática de exercícios físicos
- Realização de exames preventivos
A prevenção é sempre o melhor remédio!