Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho- 27 de Julho

27/07/2012

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho- 27 de Julho

O acidente de trabalho pode ocorrer durante a realização da atividade profissional, ou sua incidência pode ser entre o percurso de casa ao trabalho, ocasionando ferimentos corporais, incômodos funcionais, perda ou redução da realização de tarefas.

Pode ser em caráter permanente ou temporário, resultando em doenças denominadas ocupacionais, as causas podem ser compreendias por falta de medidas de proteção ou naturais.

Fomos o primeiro país a adotar um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas/instituições que tenham em seu quadro a somatória de mais de 100 colaboradores.

Essa ação foi realizada no dia 27 de julho de 1972, por Júlio Barata que era o ministro do trabalho, tendo sua publicação nas portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a necessidade da formação técnica em Segurança e Medicina, e isso resultou na atualização do artigo 164 da CLT.

A data promove uma reflexão frente às necessidades dos trabalhadores como à importância do uso de acessórios de trabalho, a prevenção de doenças ocupacionais como: lesões por esforços repetitivos, distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

As empresas que apresentam um programa de prevenção de acidentes conseguem atingir a qualidade para a mesma, além de estender isso aos colaboradores. Esse reflexo pode ser compreendido financeiramente, pois o treinamento e infra-estrutura podem parecer investimentos altos inicialmente, mas em contrapartida impedem gastos com processos, tratamentos de saúde e indenizações e isso resultam na qualidade de vida do trabalhador.

"Que o teu trabalho seja perfeito para que,
mesmo depois da tua morte, ele permaneça".

Leonardo da Vinci




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| . Todos os Estados: 0300 10 10 101