Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA, por Profa. Cacilda Velasco - Saiba Mais!!!

11/02/2010

PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA

 

       Nadar não é uma das características humanas. O homem precisa aprender, ou melhor, despertar em sua memória primitiva essa forma de se locomover na água, desenvolvendo um substrato neurológico para sobreviver no meio líquido.

Qualquer que seja a proposta de trabalho aquático, é de fundamental importância que se respeite o nível de desenvolvimento neuropsicomotor do indivíduo.

A psicomotricidade utilizada como um dos recursos na aprendizagem desse esporte está sendo um grande diferencial na metodologia esportiva atual. Academias, Escolas, Clubes e demais entidades tentam fortalecer suas equipes profissionais na qualificação junto a essa ciência.

       Não só no sentido educativo, mas principalmente no reeducativo e terapêutico, a Psicomotricidade promove possibilidades vivenciais que beneficiam também as pessoas portadoras de dificuldades especiais. Muitas procuram a piscina para um trabalho terapêutico e nesse caso também o método psicomotor possibilita melhor adaptação, maior resultado e intenso prazer.

      Tanto na natação regular como na natação adaptada, a Psicomotricidade oferece estratégias de aprendizagem específicas, precisando para isso da parceria do profissional de educação física qualificado e capacitado para tal.

      A Psicomotricidade Aquática é uma modalidade ainda muito mal explorada e orientada aos que desejam manter um trabalho especial e totalmente fundamentado em relação ao desenvolvimento humano. Muito se fala a respeito e muito se vê nas piscinas, atividades totalmente recreativas, nomeadas de atividades psicomotoras.   

      No entanto, apesar do brincar ser um despertar psicomotor, a aprendizagem conforme a psicomotricidade não é só prazerosa é fundamentalmente fruto de um saber científico, de pesquisas e práticas testadas e documentadas por muito poucos brasileiros. Essa ciência teve sua origem na França e chegou ao Brasil em várias vertentes. Lamentável é o fato de que até hoje não a temos oficialmente reconhecida em nosso país. Mas aos poucos novas bandeiras são defendidas por algumas universidades, na tentativa de qualificar os profissionais para incorporá-la, definitivamente, nos currículos acadêmicos dos profissionais de educação física, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e demais áreas afins.

 

      O milagre da água é tornar as “diferenças individuais” menos nítidas, frequentemente imperceptíveis, pois todos nós somos iguais na água.

 

v      CACILDA GONÇALVES VELASCO, educadora, pedagoga e psicomotricista especializada e titulada pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - Colégio Nacional - Rio de Janeiro, sob número 52/94 e terapeuta reconhecida pela Sociedade Brasileira de Medicina Alternativa – Associação Nacional dos Terapeutas, sob número 1199/SP. Atuação como psicomotricista aquática desde 1984, na Flechinha Natação e na Associação VEMSER.

 

Confira os links relacionados:

Psicomotricidade Aquática - Saiba Mais!!!

Psicomotricidade - Saiba Mais!!!

Atividade Física Adaptada e Saúde - Saiba Mais!!!

Natação e Atividade Aquática - Saiba Mais!!!




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br