Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Saúde da Mulher: Câncer de Mama

07/08/2012

Saúde da Mulher: Câncer de Mama 

A causa do Câncer de Mama pode estar relacionada a fatores como: antecedentes na família, obesidade, sedentarismo, menarca muito cedo, menopausa tardia e o nascimento do primeiro filho em idade avançada. Vejamos os principais sintomas, recomendações, diagnósticos e as formas de tratamento.

A incidência do câncer de mama está mais relacionada às mulheres. Alguns fatores colaboram para a manifestação da doença como: histórico familiar, obesidade, mulheres que tiveram uma gestação tardia, reposição hormonal, menstruação precoce (antes de completar 12 anos) e a menopausa iniciada com a idade acima dos 50 anos.

Mas a doença pode se desenvolver em pessoas que não apresentam nenhuma dessas características, por isso a prevenção como: o autoexame e a mamografia são fundamentais para a descoberta do estadiamento do câncer.

A manifestação da doença pode ser compreendida a partir dos seguintes sintomas:

- Presença de um único nódulo que tem um aspecto rígido;
- Aumento e deformidade na mama;
- Secreção de líquido na mama acompanhado de dor;
- O aumento dos gânglios axilares

O autoexame das mamas deve ser realizado todo mês, entre o sétimo e oitavo dia depois do início da menstruação, independente da idade, essa é uma medida que auxilia na descoberta de possíveis nódulos.

O exame que detecta os nódulos é denominado mamografia, caso o médico note alguma estranheza na mama serão solicitados exames mais apurados de laboratório acompanhados de imagens.

A biópsia é solicitada para uma precisão na lesão, para identificar se o tumor é maligno ou benigno, suas peculiaridades e extensão.

Para o seu tratamento, é necessário o entendimento do estágio do câncer, dependendo do seu estadiamento pode ocorrer à combinação de mais recursos, destacamos:
- Mastectomia (retirada da mama)
- Remoção (apenas do tumor)
- Hormonoterapia
- Quimioterapia
- Radioterapia

O câncer de mama é a causa de 11 mil óbitos por ano de acordo com o Instituto Nacional de Câncer, ressaltamos que quanto mais cedo descoberto, o tratamento se torna mais eficiente e as chances de cura são maiores.

Ainda que menos comum, os homens podem desenvolver o câncer de mama, a sua manifestação ocorre com a formação de um nódulo indolor, localizado na região da auréola, podendo haver irritação e coceira e a presença de líquidos, podendo ocorrer com mais frequência após os 50 anos.

A prevenção é sempre o melhor remédio!




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| . Todos os Estados: 0300 10 10 101