Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

0300 10 10 10 1

Entrevista Capital Intelectual com Prof. João Paulo

13/08/2012

Entrevista Capital Intelectual com Prof. João Paulo

Preparamos uma entrevista com o Prof. Ms. João Paulo Cavalcante de Lima, consultor financeiro do Sebrae e docente dos cursos de MBA e Gestão Tributária, no qual tratamos sobre Capital Intelectual, seu significado, os elementos que o compõem e a contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento desse conceito nas empresas.

Veja a entrevista:

 

Pós UGF: Muitos profissionais referem-se aos recursos humanos das empresas como Capital Intelectual. Qual seria o real significado de Capital Intelectual?
Prof. Ms. João Paulo: Existe uma confusão muito grande relacionando Capital Intelectual ao ativo humano. As pessoas ás vezes se referem dentro da empresa, como se o ativo humano fosse igual ao capital intelectual, no entanto o capital intelectual tem um conceito muito mais abrangente que ativo humano, o ativo humano é apenas uma das vertentes que compõem o capital intelectual das empresas.
O capital intelectual é um ativo intangível que gera vantagem competitiva nas organizações, é composto por ativos do conhecimento. E tem algumas vertentes, então tem ativos financeiros, ativos de infra-estrutura, ativos de mercado e o ativo humano, veja que o ativo humano é apenas um dos componentes do Capital Intelectual, no entanto, ele é o componente principal, como se ele fosse mola propulsora do desenvolvimento do capital intelectual dentro das organizações.

Pós UGF: Quais os elementos que compõem o Capital Intelectual?
Prof. Ms. João Paulo: Os elementos que compõe o Capital Intelectual segundo os estudiosos da área são os ativos financeiros da empresa, ou seja, aquilo que a empresa coloca como investimento inicial do empreendimento, são os ativos de mercado, são as ações da empresa, aquilo que a empresa se posiciona no mercado (marcas, patentes). Os ativos de infra-estrutura que estão realmente ligados ao que possuem com marcas e equipamentos, instalações e o ativo humano. Então o ativo humano, é apenas um dos componentes do capital intelectual.

?Os alunos são um dos componentes do Capital Intelectual, porque dentro de uma Universidade, você desenvolve a potencialização do ser - humano que vai trabalhar nas organizações, então o conhecimento que ele adquire dentro da Universidade, ele vai levar esse conhecimento e aplicar dentro das instituições?.

Pós UGF: O que é Gestão de Conhecimento nas organizações? Qual a sua crítica mediante a esse processo estar intimamente ligado ao conceito de capital humano?
Prof. Ms. João Paulo: A Gestão de Conhecimento hoje nas organizações, ela ainda é realizada de forma muito primitiva. As organizações não possuem indicadores de mensuração ainda dessa gestão do conhecimento, então é uma coisa que precisa ser muito desenvolvida esse processo. Como você faz para mensurar esses ativos do conhecimento e com esses ativos do conhecimento trazem retorno para as organizações.
Então hoje ainda não existem ferramentas indicadoras, para você mensurar esse desempenho, a gestão do conhecimento, ás vezes você investe no funcionário, não mensura depois o quanto aquele investimento trouxe de retorno, ou seja, a contabilidade gerencial, ainda tem grandes restrições em relação à utilização e mensuração desses indicadores dentro da contabilidade, assim como a área de controladoria.
Então nada foi desenvolvido ainda para mensurar e gerir esses recursos esses recursos do conhecimento, nós ainda estamos engatinhando no desenvolvimento de indicadores de mensuração desse capital intelectual.

Pós UGF: De que forma a pós-graduação pode contribuir para o desenvolvimento do Capital Intelectual das empresas?
Prof. Ms. João Paulo: Os alunos são um dos componentes do Capital Intelectual, porque dentro de uma Universidade, você desenvolve a potencialização do ser - humano que vai trabalhar nas organizações, então o conhecimento que ele adquire dentro da Universidade, ele vai levar esse conhecimento e aplicar dentro das instituições. A partir do momento que ele institucionaliza esse conhecimento, ele gera valor a esse empreendimento, então faz com que a empresa, ela tenha um nohall no desenvolvimento dos seus processos, ele desenvolve outros indicadores (marcas e patentes), pode desenvolver softwares, então isso é a materialização do conhecimento, do indivíduo dentro de uma empresa. Essa materialização é o que torna a empresa competitiva e sustentável ao longo dos anos.
As instituições de ensino possuem um papel fundamental no desenvolvimento desse capital humano, visto que o capital humano é o potencializador do desenvolvimento do capital intelectual, sem o capital humano não é possível desenvolver capital intelectual dentro das organizações, veja você pode ter recursos financeiros, ativos de mercado, ativos de infra-estrutura, mas se não tiver o capital humano fazendo com que ocorra uma sinergia desses ativos, não é institucionalizado esse conhecimento e consequentemente não se agrega valores ao empreendimento. È importante também falar que os ativos do conhecimento, são os ativos que possuem a maior dificuldade de serem copiados no mercado. Veja se você desenvolve algum produto, alguma coisa que é tangível, facilmente seus concorrentes de mercado copiam o seu processo, já os ativos de conhecimento muito mais complicado você fazer uma cópia deles, porque eles pertencem as pessoas, e quando as pessoas potencializam isso dentro das empresas é institucionalizado, mas não tem como copiar esse conhecimento.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br