Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Tipos de Engenharia

22/08/2012

Tipos de Engenharia

A engenharia é uma ciência que contempla uma série de áreas especializadas, vemos essa amplitude pelos nossos cursos de Pós em Engenharia. Cada qual enfatiza determinadas aplicações e campos, tais como: sistemas, processos, máquinas, tendo em vista o meio ambiente, sociedade, técnica e economia.

Citaremos algumas áreas da Engenharia:
- Engenharia Ambiental: O engenheiro desenvolve e aplica tecnologias para proteção do meio ambiente e minimizar os impactos e danos causados pela ação do homem.

- Engenharia de Alimentos: O engenheiro cuida das etapas de preparação e conservação dos alimentos, tanto de origem vegetal como animal.

- Engenharia de Petróleo e Gás: O engenheiro usa técnicas para a descoberta de jazidas e exploração, produção e comércio de gás natural e petróleo. Atua em petroquímicas, plataformas marítimas e refinarias.

- Engenharia Elétrica: O engenheiro acompanha todos os aspectos de energia que se iniciam da geração, transmissão e distribuição. È responsável pelo planejamento, supervisão e execução de projetos nas áreas de eletrotécnica.

- Engenharia Biomédica: O engenheiro administra a construção de equipamentos médicos, odontológicos e biomédicos, desenvolve estrutura e monta os aparelhos. Realiza a sua manutenção de correção e prevenção.

- Engenharia Civil: O engenheiro é responsável pela análise do solo, definição dos tipos de fundação. Projeta, supervisiona e executa obras como: pontes, portos, estradas, viadutos, edifícios e barragens.

- Engenharia de Produção: O engenheiro atua em indústrias e empresas, sendo responsável pelo gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros com o objetivo central de alavanca a produtividade de uma instituição/ empresa.

- Engenharia Física: Uma profissão muito nova em nosso país, a primeira turma formou-se em 2004. O engenheiro é responsável pela aplicação da Física nas pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias e materiais.

- Engenharia Química: O engenheiro é responsável pelo desenvolvimento de processos industriais, criação de técnicas referentes à extração de matérias-primas e a sua utilização em produtos químicos e petroquímicos como papel, plásticos, tintas e celulose.

- Engenharia de Telecomunicações: O engenheiro ocupa-se do segmento da operação e manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicação. Implanta e desenvolve redes de telecomunicações.

Ressaltamos que a engenharia é uma ciência abrangente que aponta conhecimentos científicos, técnicos e empíricos. O profissional dessa área tem como compromisso a busca de uma constante atualização profissional.

Saiba como se atualizar nessa área tão ampla:

- Pós Graduação em Engenharia
- Curso de Extensão




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| . Todos os Estados: 0300 10 10 101