Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Paralimpíadas 2012

11/09/2012

Paralimpíadas 2012

Brasil encerra sua participação nas Paralimpíadas com um saldo positivo de 43 medalhas e a 7º posição no ranking mundial.

Em 1960 na Roma foram realizados os primeiros Jogos Paralímpicos, um evento esportivo mundial que engloba atletas com deficiências.

O neurologista Sir Ludwig "Poppa" Guttmann é considerado o "pai" dos jogos paralímpicos.

Guttmann nasceu na cidade de Toszek (Alemanha) que atualmente pertence à Polônia. Em 1944 para fugir da perseguição aos judeus foi para a Inglaterra. Após quatro anos depois, iniciou competições com veteranos da II Guerra Mundial que apresentavam lesões na medula. As competições fizeram muito sucesso e com isso foi adaptada para uma competição em formato mundial e daí nasce os Jogos Paralímpicos de Roma.

Esse ano Londres foi a anfitriã das Paralimpíadas a sua abertura ocorreu em 29 de agosto e o encerramento em 9 de setembro.

A abertura contou com a presença do consagrado físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking que tem uma rara doença degenerativa a esclerose lateral amiotrófica (ELA), que paralisa os músculos do corpo, no entanto não atinge as funções cerebrais, sendo uma doença que ainda não possui cura.

Hawking é um exemplo de força e superação assim como os atletas paralímpicos.

Esse ano foi com certeza um dos mais especiais para o nosso país o nadador Daniel Dias, que já tinha seis medalhas de ouro, fez a melhor marca do mundo nos 50 m livre S5, também na piscina contamos com André Brasil que fez o recorde nos 50 m livre S10.

Conquistamos 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze totalizando 43 e a 7º posição no quadro geral de medalhas. Motivos para comemorar não faltam a esses atletas diante de tantas conquistas e principalmente por colocar o Brasil na sua melhor colocação na história dos jogos.

A parte final do encerramento das Paralimpíadas foi dedicada as Olimpíadas do Rio, contamos com grandes artistas brasileiras que abrilhantaram o desfecho da comemoração.

Que essas Paralimpíadas sirvam de inspiração e conscientização para as questões de acessibilidade e incentivo para os atletas.

No Rio de Janeiro os Jogos Paralímpicos serão realizados do dia 7 de setembro a 18 de setembro de 2016 e contará com a participação de mais de 150 países.

Toda a equipe acadêmica da UGF dá os parabéns aos atletas paralímpicos pela garra, determinação, inspiração e conquistas!




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br