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A prática de Exercícios Físicos na 3º Idade

18/09/2012

A prática de Exercícios Físicos na 3º Idade

 A atividade física deve ser incentivada em todas as fases da vida, atendendo a condição física e a preferência. Para os idosos muitos são os benefícios como: equilíbrio, força muscular, flexibilidade e resistência.

A prática de exercícios confere benefícios não apenas físicos, mas contribui para a socialização, já que a terceira idade é uma etapa marcada por perda de amigos e familiares. Esses fatores favorecem o sedentarismo.

Os exercícios trabalham a capacidade cognitiva, ou seja, a manutenção da memória, visto que a prática regular e a repetição trabalham a atenção, concentração e raciocínio.

Infecções respiratórias e urinárias tendem a ter uma melhor recuperação com a atividade física que auxilia no tratamento de doenças emocionais como a depressão.
Muitos idosos são acometidos por acidentes domésticos que são causados por fraqueza muscular, doença cardiovascular, medicamentos e desequilíbrio.

O exercício físico melhora:
- Equilíbrio;
- Ingestão alimentar;
- Depressão;
- Peso;
- Fortalecimento dos músculos das pernas e costas;
- Flexibilidade;
- Controle da diabetes;
- Mobilidade.

O exercício físico atua diretamente:
- Na longevidade;
- Traz benefícios ao corpo e a mente;
- Favorece a socialização e adaptação à aposentadoria.

O crescimento da população idosa no Brasil influência na necessidade de aperfeiçoamento e atualização constante dos profissionais de Educação Física para que esses possam compreender e promover a manutenção de hábitos saudáveis e qualidade de vida para os idosos.




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