Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

0300 10 10 10 1

Dia Mundial do Coração

28/09/2012

Dia Mundial do Coração

Prof. Dr. Newton Nunes 

Dia 29 de setembro é o "Dia Mundial do Coração". A hipertensão arterial, dislipidemia e tabagismo estão os mais expressivos fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Uma data que visa à conscientização da população sobre a importância dos cuidados que se deve ter quanto ao coração que se iniciam:
- Com uma alimentação equilibrada e saudável;
- Realização de check up;
- Prática de exercícios físicos.

A hipertensão arterial conduz a um risco bem estabelecido para a doença coronariana. Um excesso de risco coronariano torna-se ainda mais evidente em subgrupos de hipertensos, mesmo leves, mas com outros fatores de risco ou com lesões já estabelecidas em órgãos-alvo.

Entre as principais avaliações inicias encontra-se o teste ergométrico ou ergoespirométrico, o qual será caracterizado por um aumento ininterrupto de carga até a exaustão para avaliação da resposta pressórica e possíveis alterações do eletrocardiograma. Valores elevados de pressão arterial no início do teste podem suspender a realização do mesmo. Valores normais de pressão arterial no início, mas com grandes elevações durante o teste podem interromper o mesmo, sugerindo que o indivíduo possua alguma alteração pressórica durante a realização de esforços.

Contudo, após a realização desta avaliação inicial e a consulta com um cardiologista, o indivíduo estará apto a iniciar um programa regular de atividade física sob orientação de um professor de educação física que passará a prescrição de treinamento físico com intensidade, duração e regularidade ideais e adequados a sua condição física para o mesmo poder usufruir dos benefícios circulatórios.

O exercício físico regular deve ser incluído na conduta não-farmacológica no tratamento da hipertensão, não apenas pelo efeito benéfico na pressão arterial como também na redução de fatores de risco cardiovasculares. Todos os efeitos positivos do treinamento na hipertensão primária contrastam com os efeitos colaterais deletérios de muitos medicamentos anti-hipertensivos nos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

A prevenção é sempre o melhor remédio!

Confira o site do Professor Newton Nunes: www.areadetreino.com.br




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br