A morte representada pelo Tabagismo
O tabagismo é considerado a principal causa de morte que pode ser evitada em todo o mundo de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Uma doença causada pelo excesso de nicotina no organismo. O tabaco é um dos componentes que pode gerar dependência psicológica e química.
Após o primeiro trago com a inalação das toxinas que fazem parte do cigarro, as substâncias chegam à corrente sanguínea e atingem ao cérebro, propiciando efeitos organicamente como: diminuição na fome, redução da ansiedade e sensação de bem-estar.
O uso do tabaco resulta no total de mais de 10 mil mortes por dia, estima-se que um terço da população mundial adulta em torno de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes, além de ser o principal agente por 90% dos casos de câncer no pulmão, responsável também por doenças cardiovasculares.
Além desses malefícios pode ocasionar o processo de envelhecimento do organismo e no sexo masculino pode acarretar impotência sexual.
Algumas pesquisas comprovam que a população mundial masculina que fuma está em torno de 47% e a população feminina em 12%, mas a participação das mulheres em países desenvolvidos acentua esse número para 24% que passam a fumar com mais incidência e os homens chegam a 42%.
Na secretaria municipal existem serviços especializados que são chamados de CAPES
(Centro de Apoio Psico Social Álcool Drogas e Tabaco) que podem auxiliar no tratamento do tabagismo.