A importância do alongamento
O alongamento é um exercício voltado para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras curriculares, ou seja, aumentam seu cumprimento e a flexibilidade, que consiste numa maior dimensão de movimento de uma articulação.
Entre os benefícios podemos apontar:
- Maior elasticidade/ agilidade;
- Prevenção de lesões;
- Ativa a circulação;
- Prepara o corpo para atividades físicas;
- Corrige a postura;
- Melhora a coordenação;
- Relaxa o corpo.
O alongamento pode ser realizado independente da idade e da flexibilidade, deve-se respeitar os limites do corpo e contar com a instrução do profissional de Educação Física.
Um outro ponto muito importante é a respiração. O relaxamento muscular só ocorre quando o indivíduo respira fundo, ou seja, a respiração que promove o ritmo ao exercício e por isso é fundamental que seja profunda e pausada.
O alongamento realizado de forma errônea pode causar lesões nos músculos e tendões, por isso deve ser praticado com regularidade para que a flexibilidade seja conquistada.
Não existe uma regra para se alongar, ao praticar atividade física o recomendado é que o alongamento seja feito antes e após o exercício, pois protege e melhora o desempenho muscular. Assim como pode ser introduzido na rotina como ao despertar, no trabalho, ou em viagens prolongadas. Pode ser realizado sempre que uma tensão muscular for identificada.
E você já fez seu alongamento?