Dificuldade de Aprendizagem
08/10/2012
Dificuldade de Aprendizagem
O Atual cenário da educação brasileira, em decorrência das políticas de Inclusão e das próprias configurações que a sociedade atual apresentam, traz uma nova "demanda" extremamente complexa em sala de aula. Neste cenário uma temática surge requerendo do professor não só atenção, bem como, uma formação que se equipare as novas necessidades que se apresentam no processo de ensino-aprendizagem com seu aluno.
Nesse contexto é de suma importância que em sua formação, educador busque alternativa a fim de possibilitar o desenvolvimento do potencial máximo de seus alunos, criando ferramentas que dêem conta de compreender e oferecer condições de superação às dificuldades de aprendizagem que o aluno apresentar em sala de aula.
Saber diagnosticar é o primeiro passo. Ter o aparato teórico que dê condições para avaliar a escrita e a oralidade da criança, através de ferramentas metodológicas especificas desenvolvidas pelo docente, é de suma importância. O próximo passo é aplicar estas metodologias de modo que favoreça não só o aprimoramento da alfabetização mas, sobretudo, a socialização da criança em seu processo de aprendizagem.
O leque de dificuldades de aprendizagem no contexto escolar hoje é amplo, contudo, em sua maioria todos se relacionam diretamente com a questão da leitura/escrita. Dentre o mais comuns, porém não menos complexos estão:
- Dislexia;
- Disgrafia;
- Discalculia;
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDHA)
Compreender estas dificuldades de aprendizagem e oferecer ao docente possibilidades de intervenção eficazes é uma questão que a UGF aborda em seus cursos de Pós Graduação e Extensão Universitária.
Se você é educador e ficou interessado no assunto, acesse: Curso de Dificuldade da Aprendizagem
"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."
Albert Einstein
» Todas as notíciasNotícias Relacionadas
Cursos por Cidade
Nuvem de Tags