Carta de Apresentação
Ao preparar o currículo alguns cuidados devem ser adotados como apresentar uma descrição clara sobre a experiência profissional, ser de fácil entendimento e objetivo.
A carta de apresentação consiste em um primeiro contato com o entrevistador, ou seja, nesse momento a avaliação para a vaga se inicia.
É a primeira oportunidade de estabelecer uma boa relação com os recrutadores, e também de minar todas as chances para a vaga.
Confira alguns erros que devem ser evitados na elaboração na carta de apresentação:
- Equilíbrio: Não seja prolixo, mas não deixe de ressaltar seu diferencial. O ideal é que carta seja clara e objetiva e o principal que motive o entrevistador a apostar em você! Destaque uma conquista profissional.
- Evite colocar fatos pessoais: Muitos recrutadores preferem tratar sobre questões pessoais na entrevista, até mesmo para conhecer o candidato, suas preferências e comportamento dentro e fora do ambiente de trabalho.
- Erros de grafia: Revisar a carta e fazer uso de palavras que compõem o vocabulário. Evite usar palavras que desconhece o sentido, para que as mesmas não sejam empregadas sem sentido e ao ser questionado tenha ciência do que foi escrito. Não use frases clichês, já que os recrutadores devem receber diversos currículos. Procure fazer a diferença.
- Conheça a empresa: Pesquise sobre o histórico da empresa e sua política administrativa. Com certeza contará com um ponto positivo, esteja atento aos detalhes como o nome da empresa e o cargo que pretende ocupar ao encaminhar sua carta e currículo.
- Piadas: Mesmo com a intenção de quebrar o gelo, ou deixar a carta de apresentação mais informal. Citar uma "piada" em sua carta pode representar um tiro no pé, por isso seja prudente e compreenda que esse momento o recrutador deve enxergar credibilidade em sua carta de apresentação.
- Apresentação: Cuidado ao descrever suas habilidades, para não passar uma impressão de prepotência e arrogância. Não use termos exagerados, esse é o momento de ressaltar seu trabalho e a sua trajetória. Como se estivesse apenas esclarecendo ao empregador a razão de ele optar por chamá-lo para a entrevista.
"Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho".
Por: Theodore Roosevelt