De que forma os contos de fadas podem contribuir para o aprendizado?
Era uma vez...
E assim inicia sempre uma boa estória! E quem nunca parou para ouvir um tradicional conto de fadas? Sucesso de público não só com as crianças, os contos de fadas encantam adultos que lotam as cadeiras dos cinemas para assistir as versões ?revisitadas? de antigas estórias para as crianças.
Um prazer que não se limita apenas às telas do cinema! Os livros com edições atuais destas estórias trazem, além da versão pura da obra, uma infinidade de recursos para serem trabalhados em sala de aula com os "pequenos".
A estrutura narrativa dos contos de fadas possibilita que as crianças se identifiquem com o enredo, com as personagens, seus sentimentos e expectativas. Estabelecem juízos de valor e o posicionamento sobre a estória.
Além disso, a leitura se torna um hábito prazeroso, uma vez que a garotada se interessa pela estória, ela despertará inicialmente a curiosidade. Num segundo momento, a criança passará a se identificar com a personalidade das personagens, isso se torna possível porque o texto desta literatura tem um vocabulário familiar à idade da criança e fará com que a imaginação seja estimulada.
Os enredos sempre apresentam uma sucessão de acontecimentos que se desencadeiam em uma ordem cronológica em torno da personagem central, situado no tempo e espaço que logo serão compreendidos por uma ?situação-problema?, que a colocará em conflito sendo necessário a busca por alternativas para a resolução.
Assim os contos trabalham a subjetividade da criança aliando questões de ordem prática. È neste momento que o educador pode trabalhar elementos éticos e a formação de caráter.
A intervenção do educador se dá em trazer o conto para a realidade, em propor diferentes desfechos para as estórias, para que a garotada possa "recontar" a sua maneira e fazer da leitura um hábito, permeado de prazer e de diversão que através da fantasia e de elementos da realidade, as crianças possam, juntas tomar gosto pela leitura e através da "brincadeira" aconteça à formação de cidadãos leitores.