Reflexões sobre a Infância
Por: Prof. Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca)
Pensar na infância nos traz saudades de um tempo que não volta mais. De um tempo onde brincadeiras, jogos e fantasias estavam presentes em diversos momentos. O que você fazia na sua infância?
Quando éramos crianças, a verdade estava na nossa imaginação-onde éramos as princesas no castelo ou os cavaleiros em brilhantes armaduras matando o dragão. Em nossas mentes podíamos fazer qualquer coisa! Sonhar, fazer de conta, agir por impulso e correr riscos eram situações permitidas no Mundo da Infância. Momentos mágicos, memoráveis, coloridos e únicos são criados na infância.
Para muitos, a infância é um período onde há um grande desenvolvimento da criança, estabelecendo maturidade física e psicológica, e relacionando-se como o eu, com os outros e com o mundo exterior, através dos jogos e brincadeiras.
O brincar e o jogar são momentos sagrados na vida de qualquer indivíduo. È com a prática dos jogos e das brincadeiras que as crianças ampliam seus conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor, desenvolvem as múltiplas linguagens, exploram e manipulam objetos, organizam seus pensamentos, descobrem e agem com as regras, assumem papel de líderes e se socializam com outras crianças, preparando-se para um mundo socializado.
Não se esqueça: A infância não é uma idade, mas antes um processo de espírito positivo, despertado com muita criatividade, competência e sonho!
Traga esses valores para a sua vida de adulto, e assim, as conquistas se tornarão menos árduas.