Consulta de Enfermagem na ginecologia e no pré-natal
Por: Prof.ª Áurea de Fátima Duarte M. Leite
A gestação é uma fase muito especial na vida da mulher, tanto seu corpo como seu psicológico, sofre modificações é muito importante o acompanhamento médico para a compreensão de tantas mudanças.
Na gravidez a mulher fica sonolenta, com a sensibilidade mais aguçada e muitas apresentam no estágio inicial enjoos, náuseas e vômitos entre outros sintomas.
O primeiro trimestre é um período de maior atenção na gravidez, nessa fase que ocorre a maioria dos abortos espontâneos e ameaças de aborto.
O aborto espontâneo trata-se do termo médico para o encerramento acidental de uma gestação antes da vigésima semana de gravidez.
Por isso a futura mamãe deve ter muitos cuidados com alimentação, evitar fumar, bebidas alcoólicas, se auto medicar e ter contato com produtos químicos.
A gestante não deve deixar de realizar o pré-natal, que necessita ser realizado desde o dia em que a mulher tem ciência da gravidez e qualquer alteração como cólicas, perda de sangue, entre outras devem ser informadas ao médico.
A consulta de enfermagem no pré-natal e na ginecologia é o atendimento sistematizado e humanizado do enfermeiro durante a assistência à mulher. Com a realização de consultas e é assegurado pela lei do exercício profissional do COREN.
O curso de Enfermagem na Ginecologia e no pré-natal possibilita o enfermeiro aprender como se faz um atendimento na consulta de enfermagem no pré-natal e na ginecologia, alinhando teoria e prática.
Saiba mais sobre o assunto em: Curso de Consulta de Enfermagem na Ginecologia e no pré-natal