Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

O crescimento dos jovens no voluntariado

06/11/2012

O crescimento dos jovens no voluntariado

O trabalho voluntário pode ser compreendido como a ação de pessoas que "doam" tempo, mão de obra e talento para causas de cunho social. Tem se tornado um importante fator de crescimento das organizações não-governamentais, que compõem o terceiro setor.

È um trabalho realizado sem lucros ou remuneração, uma importante ferramenta que fortalece os princípios de uma sociedade mais solidária e justa.

Um fator notável nos últimos anos é o crescimento dos jovens na realização de trabalhos voluntariados, esse aumento representa um importante diferencial em uma nação de tantos contrastes sociais como o Brasil.

Contamos com aproximadamente 8 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, que estão trabalhando com alguma atividade voluntária, essa participação pulou de 7% para 34% em torno de 400 entidades nacionais.

Aponta-se que essa busca vem para cessar necessidades pontuais desses jovens compreendidas:

- A necessidade de se sentir útil e valorizado;
- Vontade de realizar uma atividade diferente;
- A iniciativa de colaborar para a resolução de problemas sociais.

As próprias instituições de ensino vêm desenvolvendo trabalhos sociais e adotam o voluntariado como uma disciplina optativa em sua grade, sendo uma importante ponte para que os alunos realizem seu primeiro contato com o trabalho voluntário.

O mais importante para quem decide iniciar um trabalho voluntariado é identificar se a entidade escolhida, e o trabalho selecionado vão de encontro aos anseios pessoais.

Algumas dicas para ser voluntário:
- Escolha uma instituição pela qual tenha afinidade e não esqueça de verificar sua procedência, administração e existência legal;
- Para favorecer as visitas, prefira uma entidade que seja próxima da sua casa ou local de trabalho/estudo;
- Antes de iniciar o trabalho, visite a entidade e busque informações sobre qual será a sua atribuição e dê preferência a tarefas que tenha algum domínio.
O trabalho voluntariado deve ser exercido com dedicação e seriedade, pois são ações que vão de encontro a áreas sociais com pouco ou nenhum investimento governamental.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br