Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia do Radialista

07/11/2012

Dia do Radialista

Um decreto assinado pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, institui que a data de celebração pelo dia do radialista passou  a ser comemorado em 7 de novembro data que corresponde ao nascimento do músico, compositor e radialista Ary Barroso.

O dia do rádio (radiodifusão) e o dia do radialista eram comemorados na mesma data, no dia 21 de setembro. A data foi instituída pelo ex-presidente Getúlio Vargas, que assinou o decreto com a incorporação da data e também fixou os níveis de salários das pessoas que atuavam em empresas de radiodifusão.

Por volta dos anos 80, por razão do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, sucedido na Bahia, alguns proprietários de emissoras optaram por desvincular o dia do radialista, do dia do rádio, e para celebrar o dia da radiodifusão a data escolhida foi 25, de setembro, uma vez que nesse dia comemora-se o aniversário de  Edgar Roquette Pinto.

Roquette, médico, antropólogo, professor, foi um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Alguns registros apontam que a 1º emissora de rádio nacional surgiu com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, no dia 6 de abril de 1919, em Recife.

Em 1923, ocorre a instalação de aparelhos receptores no Rio de Janeiro, concebida por Roquette, dando então inicio a outras programações que iriam além da informativa, passa-se a idealizar transmissões referentes à nossa arte e música.

Em 1950, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como a Copa de 58, onde contamos com a torcida de milhares de brasileiros que acompanhavam a seleção através do rádio. Um levantamento realizado em 1953 identificou a presença de aproximadamente 500 emissoras de rádio no Brasil e por volta de meio milhão de aparelhos receptores.

Que o dia de hoje possa representar a celebração dos radialistas, profissionais que se dedicam e prestam serviços de valor público como: as transmissões de informações de utilidade pública, eventos esportivos, saúde, educação e entretenimento.

Toda a equipe acadêmica da UGF parabeniza todos os radialistas do nosso país!




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br