Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

As funções do profissional de Enfermagem

08/11/2012

As funções do profissional de Enfermagem

De acordo com a Lei nº. 7.498, de 1986, que rege a área de Enfermagem, as categorias:
Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, se completam, mas apresentam funções distintas.

A enfermagem pode ser exercida particularmente pelo enfermeiro, técnico de enfermagem ou pelo auxiliar de enfermagem, todavia os graus de habilitação devem ser respeitados de acordo a legislação.

Todos os profissionais citados estão sujeitos aos COREN?s (Conselho Regional de Enfermagem), são estaduais e ao COFEN (Conselho Federal de Enfermagem).
Preparamos um resumo sobre as principais funções dos profissionais da área de Enfermagem:

- Técnico de Enfermagem: Deve possuir diploma de curso técnico (nível médio) e ser registrado. È apto a dar cuidados de nível médio, ou seja, em pacientes que possam apresentar um caso mais preocupante. Pode dar remédios de via oral ou não oral, realizar a passagem do cateterismo (nasal/gastresofágica), entretanto deve contar sempre com a supervisão do Enfermeiro.

- Auxiliar de Enfermagem: Deve possuir o certificado de auxiliar de enfermagem e ser registrado. Ter realizado ensino fundamental.

Pode administrar remédios simples, dar injeções na veia e no músculo em pacientes que não apresentem casos mais severos. Realizam curativos simples e cuidados básicos de higiene e conforto ao paciente, sempre acompanhados de um enfermeiro.

- Enfermeiro: Para exercer a profissão é necessária a realização de uma graduação na área. Suas funções estão no poder de conduzir e liderar o órgão de enfermagem de uma instituição de saúde (público/privada). Tem por obrigações o planejamento, organização, coordenação, execução, avaliação dos serviços de enfermagem concedidos e supervisionar/acompanhar as atividades dos auxiliares e técnicos.

Os cuidados diretos da enfermagem a pacientes graves que apresentam risco de vida em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) são de responsabilidade desse profissional.

Atua na prevenção e no controle de infecções (hospitalares) e de doenças transmissíveis, e é apto para os cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica, que demandam conhecimentos científicos e decisões imediatas.

A atuação do Enfermeiro é dividida nas áreas:
- Educativa;
- Assistencial;
- Pesquisa;
- Administrativa;

È fundamental que esse profissional busque sempre o aperfeiçoamento e qualificação na sua área, visto que a Enfermagem é a ciência do cuidar, que está em constante evolução.

Conheça nossos cursos de Pós Graduação nas modalidades presencial e a distância para a área de Enfermagem:

- Pós em Enfermagem
- Pós em Enfermagem a distância




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

CENTRAL DE CURSOS | Rua Treze de Maio, 681 .|. Bela Vista - São Paulo/SP
| . Todas Localidades (Exceto Manaus / Natal / São José dos Campos / Caraguatatuba e Goiânia): 4062-0642 (Ligação Local)
| . São Paulo: (11) 2714-5656 / (11) 2714-5690 
| . Rio de Janeiro: (21) 2135-3977 / 2135-3873 
| . Bahia: (71) 4062-8686
| . Goiânia: (62) 4052-0642
| . Todos os Estados: 0300 10 10 101
| . Todos os Estados(exceto Rio de Janeiro e São Paulo): 0800 772 0149