Comportamentos negativos no trabalho
Alguns comportamentos podem comprometer a trajetória profissional e causar uma impressão que pode desfavorecer a ascensão na carreira.
Muitos colaboradores confundem comprometimento, com horas realizadas para a execução de tarefas, como ser o primeiro a chegar e o último a sair, com frequência pode não soar como dedicação e sim como uma dificuldade de administração e planejamento do tempo.
Destacamos algumas características:
- Manipulação: Um profissional manipulador apresenta uma boa relação com os colaboradores, muito ?sociável?, entretanto pensa apenas no seu próprio benefício e por isso manipula seus colegas para alcançar seus objetivos e tirar à famosa ?vantagem? dos demais;
- Perseguição: Um profissional que se sente perseguido tende a passar uma imagem de insegurança, pois como se sente ameaçado por seus colegas e gestores não tem confiança de expor suas ideias e opiniões e sua produtividade acaba sendo baixa por pensar em ?estratégias? de proteção;
- Reclamação: Um profissional que só reclama das suas tarefas, da sua gestão e dos seus colegas. A insatisfação compromete a participação na equipe, pois não agrega novos conceitos e ideias, já que a sua frustração está atrelada ao ?outro?.
- Ausência de Compromisso: O compromisso e dedicação estão ligados com a motivação que se disponibiliza para a execução de uma atividade. Um profissional comprometido mostra envolvimento e engajamento com o seu trabalho, com os objetivos da instituição e com a carreira. Mostram dedicação e organização na entrega das suas tarefas e atenção aos prazos estabelecidos. Quando ocorre a ausência de compromisso, o profissional acaba ?empurrando? com a barriga suas obrigações, não se sente estimulado, e acaba desencadeando limitações e frustrações.
A busca pela excelência faz parte de todas as profissões, por isso é importante que o profissional busque aperfeiçoamento, qualificação e compromisso para a ampliação das suas competências.