Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia Nacional da Consciência Negra

19/11/2012

Dia Nacional da Consciência Negra



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, uma data que promove a reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

Essa data foi decretada pelo projeto de Lei nº. 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, pois foi em 20 de novembro de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi dos Palmares é uma importante personagem na nossa história que lutou bravamente contra a escravidão, tornou-se um dos líderes mais famosos e o último chefe do Quilombo dos Palmares.

Essa lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e com isso possibilitou a compreensão e o resgate da contribuição dos negros africanos nos aspectos políticos, sociais, culturais e religiosos no nosso país.

O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante muitos anos por Zumbi contra as expedições militares que buscavam resgatar os negros fugidos para torná-los novamente escravos. Zumbi morreu em combate, e lutou até a morte por sua cultura e pela liberdade do seu povo.

A abolição da escravatura-Lei Áurea, ou seja, a libertação dos escravos só aconteceu em 13 de maio de 1888, entretanto a luta pela opressão e as injustiças que são resultados da escravidão foram sempre combatidas com veemência pelos negros.

O Dia Nacional da Consciência Negra favorece o debate sobre a inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, moda e beleza negra além da conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano que contribuem em diversas áreas como política, econômica e social no decorrer da nossa história.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br