Redação Empresarial
A comunicação é primordial para que se estabeleça um contato inicial, seja escrita ou falada, entretanto para que ela ocorra é necessário à compreensão e aprimoramento do vocabulário.
No mercado de trabalho, a comunicação é uma competência que abre portas, pois quem se comunica de forma clara e objetiva, possibilita a expansão de ideias, estreita relações e integra ações de forma dinâmica e contextualizada.
E isso também se apresenta em funções administrativas, que exigem a adequação correta e formalização da escrita em atividades como: memorandos, relatórios, comunicados e cartas comerciais.
Por isso, ao se redigir um texto é necessário fazer com que a redação não apresente dificuldades de entendimento, a mensagem não deve conter ambiguidade para que a sua realização transcorra de forma plena, pois se feita de forma insatisfatória pode implicar na perda de excelentes oportunidades tanto para a empresa como para o redator (colaborador) que realizou a atividade.
Alguns pontos determinam a redação empresarial, por isso é importante estar sempre atento aos padrões a serem utilizados, sua forma de unificação, gramática, estilo da linguagem e as competências exigidas pelo mercado.
Um outro ponto a ser observado na redação empresarial seria a precisão do discurso e a sua clareza, além de outros recursos que podem dar o efeito inverso à qualidade da mensagem como: redundâncias, chavões, expressões em desusos e palavras com a grafia incorreta.