Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

13/12/2012

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual

O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual é celebrado no dia 13 de dezembro, foi criado pelo então presidente da República Jânio Quadros, a partir do decreto nº. 51.405/61 publicado no Diário Oficial em 26 de julho de 1961.

Quadros ao criar a data queria prestar uma homenagem a José Álvares de Azevedo, após este ter introduzido a leitura braile no nosso país.

O dia também é conhecido como o dia de Santa Luzia a protetora da visão, alguns relatos descreve que Luzia tinha um casamento arranjado, entretanto ela não queria se casar e acabou fugindo. Ao saber da fuga, seu então noivo decidiu perseguir a jovem e ao capturá-la a entregou para autoridades que a torturaram e como castigo arrancaram os olhos da jovem, contudo um milagre foi concedido a Luzia e fez com que ela recuperasse a visão, antes de sua morta, quando foi decapitada. Por essa razão tornou-se a santa protetora das pessoas com problemas de visão.

A criação da data é um importante alerta para as autoridades e sociedade a respeito do incentivo a solidariedade humana, descrita na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que resguarda o direito de igualdade e solidariedade sem discriminação e distinção a qualquer grau.

Nos últimos tempos podemos apontar conquistas e evoluções a respeito das pessoas com deficiência visual como na legislação, na inserção ao mercado de trabalho e nos métodos de ensino, embora muito ainda falta a ser realizado para que a plena inclusão venha a se concretizar.

Toda a equipe acadêmica da UGF almeja que o dia de hoje promova a conscientização sobre as necessidades e os direitos das pessoas com deficiências visuais.

Conheça nossos cursos de Educação Especial/ Educação Inclusiva - Deficiência Visual:

- Pós em Educação Especial Educação Inclusiva Dificiência Visual




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br