Cuidados com a alimentação no Verão
O verão é uma estação caracterizada por altas temperaturas e os dias são mais extensos, por conta disso os cuidados com os alimentos devem ser redobrados.
O mais adequado é a compra de alimentos de boa procedência, conferir a data de vencimento e as características do produto.
O deterioramento de alguns alimentos, não depende apenas da sua data de validade, mas do tempo em que está aberto, por isso é recomendado etiquetar e anotar o dia que o produto foi aberto.
Antes de dar inicio ao preparo dos alimentos é primordial que as mãos sejam lavadas antes e durante todo o processo, esse cuidado deve se estender aos utensílios que devem estar bem limpos, e não se esqueça de realizar a separação de alimentos crus e cozidos, essa atitude evita a contaminação cruzada, dado que os alimentos crus como as carnes, peixes e as aves podem conter microrganismos perigosos que podem ser transferidos para outros alimentos.
Confira as principais dicas de alimentação no verão:
- Evitar frituras, além de alimentos gordurosos como queijos gordurosos, carnes gordas, molhos a base de maionese. No verão nosso organismo fica mais vulnerável a gorduras e temperos fortes, podendo acarretar em mal estar;
- Seja seletivo ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. È fundamental conhecer a procedência dos alimentos;
- Prefira sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas;
- Não consumir alimentos perecíveis expostos à temperatura ambiente;
- Alimentos indicados: frutas, verduras, folhas verdes, legumes, carnes magras, pães integrais e sobremesas a base de frutas.
- Coma mais vezes, em menor quantidade;
- A ingestão de líquidos deve ser constante como água, sucos naturais e água de coco;
- Alimentos feitos com leite, ovos e gordura na preparação exigem um maior cuidado, pois se não estiverem em uma refrigeração adequada, o calor possibilitará a proliferação de bactérias que podem ocasionar intoxicação alimentar.
Regras básicas que ao serem praticadas evitam grandes danos à saúde!