Como tratar a celulite?
A celulite trata-se do aparecimento de ondulações na pele, propiciando o aspecto de "casca" de laranja, consequente do aumento de tecido gorduroso sob a pele. È uma afecção benigna, crônica que não apresenta cura.
O processo de formação da celulite acontece a partir do aumento gradativo da deposição de gordura nos vacúolos, que compõem o lipócito (célula de gordura). Os vacúolos receptam a gordura excedente presente na alimentação.
A celulite afeta aproximadamente 95% das mulheres, seja na forma mais suave ou em um estágio avançado, já que conta com 4 estágios de evolução, compromete a região dos glúteos, coxa, abdômen e braços, sendo considerada antiestética com pluralidade etiopatogênica.
Confira os principais fatores que agravam a celulite:
- Sedentarismo;
- Bebida alcoólica;
- Cigarro;
- Obesidade;
- Estresse;
- Excesso de sal;
- Pílulas Anticoncepcionais;
- Transtornos Ortopédicos.
Dicas para atenuar a celulite:
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, já que são bebidas que fornecem calorias e não contam com nenhum valor nutritivo, prefira a ingestão de água ou sucos naturais;
- Pratique exercícios físicos, e priorize os aeróbicos para favorecer a queima de gordura;
- Evite ou Consuma com moderação alimentos gordurosos como pizzas, molhos gordurosos, pães e bolachas recheadas, sorvetes e biscoitos amanteigados;
- Procure dosar a quantidade de óleo durante a preparação dos alimentos;
- Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas.
Além desses fatores, a adoção de outras medidas como tomar bastante líquido durante o dia (preferência água), aumentar o consumo de fibras e potássio, além de optar por alimentos naturais como os crus, cozidos ao vapor e integrais, apresentam mais nutrientes colaborando para o bom funcionamento do organismo.