Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

O que é Diabete Gestacional?

17/01/2013

O que é Diabete Gestacional?

A diabete gestacional refere-se ao alto nível de açúcar no sangue que inicia ou é diagnosticado durante a gravidez. A sua causa tem relação com os hormônios da gravidez que impedem que a insulina cumpra seu papel, quando isso ocorre, os níveis de glicose tendem a aumentar no sangue da gestante.

A gestação é um período de mudanças significativas para a mulher, mudanças que podem ocorrer especialmente no sistema hormonal.

A diabete gestacional afeta aproximadamente 14% das mulheres, e pode durar até o final da gestação, porém com risco de agravar para diabetes do tipo 2.

O desenvolvimento desta doença após a gestação deve contar com o acompanhamento médico, alimentação equilibrada e a prática regular de atividade física.

Geralmente a diabete gestacional começa no meio da gravidez, por isso é recomendável que todas as gestantes realizem um teste oral de tolerância à glicose entre a 24º e a 28º semana de gestação para constatar a incidência da doença.

Na diabete gestacional o organismo não corresponde de forma favorável à ação da insulina, por causa de alguns hormônios produzidos durante a gestação e faz com o que o corpo resista a esta ação, o que ocasiona o excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Preparamos os principais fatores de risco da Diabete Gestacional:
- Histórico familiar de diabetes;
- Excesso de peso antes da gravidez;
- Apresentar hipertensão;
- Idade superior aos 25 anos ao engravidar;
- Apresentar líquido amniótico em excesso.

Algumas gestantes apresentam sintomas insólitos quando estão com diabete funcional como:
- Sede em excesso;
- Infecção fúngica;
- Perda de peso (mesmo com o aumento do apetite);
- Visão turva;
- Cansaço;
- Vontade de urinar com mais frequência.

Os especialistas apontam que em alguns casos, algumas grávidas não mostram nenhum sintoma, por isso a importância do exame para detectar a doença no pré-natal.

Esse tipo de diabetes se não tratada corretamente pode causar severos problemas ao feto em desenvolvimento, como o bebê nascer com o peso maior que o normal, ou ocasionar a morte do feto antes do parto em consequência do nível excessivo de açúcar no sangue.

O tratamento deve ser acompanhado por um profissional que irá viabilizar a intervenção apropriada, pois uma dieta mal planejada pode interferir no desenvolvimento do bebê.




» Todas as notícias

Cursos Relacionados



Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br