Mercado de Trabalho em Engenharia Ambiental
O profissional que almeja atuar na Engenharia Ambiental deve apresentar habilidade com ciências exatas, facilidade para se comunicar e desenvolver projetos, além de estar preocupado e vigilante com as causas ambientais.
Engenharia Ambiental refere-se à área da Engenharia que visa o desenvolvimento econômico sustentável. Um profissional habilitado a desenvolver projetos para a resolução dos problemas ambientais como a poluição dos rios, do ar, lixo, aquecimento global, entre outros.
Sua principal atribuição consiste na preservação da qualidade da água, do ar e do solo, além de avaliar o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente e atuar na prevenção contra a poluição ocasionada pelas indústrias.
O Engenheiro Ambiental pode atuar nos seguintes segmentos:
- Consultoria em áreas privada, pública ou em ONGs;
- Setor Industrial;
- Setor de Serviços;
- Iniciativa privada;
- Órgãos públicos.
Muitas vezes os profissionais que trabalham com a Engenharia Ambiental apresentam sua atuação confundida com a do Engenheiro Florestal, porém as propostas em ambas as Engenharias são distintas, uma vez que o Florestal exerce suas atividades sobre o controle florestal, enquanto o ambiental trabalha com sistemas urbanos e manejo da poluição hídrica, resíduos sólidos, entre outras atividades.
O mercado de trabalho para esse profissional se encontra aquecido devido ao aumento dos investimentos em obras de saneamento básico e o crescimento das empresas/ indústrias em busca de profissionais para trabalhar com as atividades de controle da poluição e insepção de projetos.
O setor privado, também tem sido uma boa opção, visto a procura por profissionais que atuem em departamentos de planejamento e gestão ambiental, ou em empresas de consultorias e auditoria ambiental que realizam atendimento a construtoras.
A divulgação dos problemas ambientais tem favorecido muito para que haja maior procura pela contribuição do Engenheiro Ambiental.