Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Dia do Quadrinho Nacional: 30 de janeiro

30/01/2013

Dia do Quadrinho Nacional: 30 de janeiro

O Dia Nacional dos Quadrinhos é comemorado no dia 30 de janeiro, em homenagem ao desenhista Angelo Agostini, muitos relatos apontam o 1º quadrinho com personagem fixo e, de acordo com estudiosos no mundo, ocorreu por iniciativa de Agostini com a obra ?As aventuras de Nhô Quim? de 9 capítulos, com início em 30 de janeiro de 1969.

A data foi instituída em 1984, pela Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-SP).

Além de quadrinhos, atuou com ilustrações e sátiras visuais sobre a vida política e a rotina do Brasil, além de "Nhô Quim", é responsável pela criação da personagem "Zé Caipora" e participou da criação da revista de quadrinhos e ilustrações infantis  "O Tico Tico".

No desenrolar do século XX, tanto a publicação de quadrinhos nacionais e estrangeiros, contou com a profissionalização na produção e distribuição de gibis infantis e de super-heróis pelas editoras Abril e Globo, e de extintas como a EBAL e os lançamentos eventuais de editoras como a Bloch, que no decorrer da década de 90, chegou a publicar os quadrinhos dos "Trapalhões", "Planeta dos Macacos" e a "Múmia".

A turma da Mônica é o quadrinho brasileiro mais publicado no mundo. A primeira tirinha oficial foi realizada em 1959, por Mauricio de Sousa.

As personagens criadas por Mauricio de Souza encantam leitores há décadas e fazem parte do imaginário de gerações como o Cascão (menino que não gosta de tomar banho), Cebolinha (menino que troca o R pelo L), Magali (a menina comilona) e a Mônica (a menina dentuça, brava que não larga seu inseparável Sansão).

A turma da Mônica foi se expandindo e com isso ganhou diversas personagens, além de contar com a turma do Chico Bento. O que poucos sabem é que as personagens do Chico Bento são baseadas na própria infância de Mauricio de Souza.

A "turma" na verdade consiste em 16 turmas.

Destacamos:
- Turma do Horácio;
- Turma do Penadinho;
- Turma do Pelezinho;
- Turma da Tina;
- Turma da Mata;
- Turma do Papa-Capim, entre outras.

As novidades recentes da Turma da Mônica são a Turma da Mônica Jovem, lançada em agosto de 2008.

Os quadrinhos da turma da Mônica são um dos mais reconhecidos e lidos em nosso país!

O dia de hoje reverencia a memória do grande desenhista Agostini, e também destaca os novos talentos e o estilo de grandes profissionais que elevam a qualidade na área de histórias infantis, de super-heróis, de humor e temática livre nos quadrinhos.

Contamos com a entrega anual do Troféu Angelo Agostini, outra criação da AQC-SP que chega este ano á sua 29º edição, que diferentemente do HQ Mix (prêmio nacional), este troféu conta com a participação e votação aberta do público.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br