Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Qual a origem do Carnaval?

31/01/2013

Qual a origem do Carnaval?

Quando pensamos em carnaval consideramos uma festa tipicamente brasileira, porém pesquisas históricas apontam que essa "festa" teve início há milhares de anos na Antiguidade.

O carnaval é originário da Roma Antiga, e incorporado pelas tradições do cristianismo, passou a caracterizar um período de comemorações que ocorriam entre o Dia de Reis e a quarta-feira que antecedente a quaresma.

Em Roma, a festa denominada Saturnália, seria uma festividade similar ao carnaval, pois contava com um carro naval que percorria as ruas da cidade enquanto as pessoas vestidas com máscaras faziam brincadeiras e jogos.

Muitos estudos apontam que a palavra carnaval significa o "adeus á carne" ou a "carne nada vale" e, dessa forma seu significado está atrelado à comemoração dos prazeres terrenos. Algumas pesquisas relacionam as festas carnavalescas com os rituais de adoração aos deuses egípcios Ìsis e Osíris.

Na Idade Média, a Igreja decidiu agregar as antigas festividades ao seu calendário. O carnaval começou a corresponder aos últimos dias antes do período da Quaresma, tido como a última oportunidade de comer carne antes do "jejum" e privações até a sexta-feira santa.

No século XIII, a festa foi se aprimorando e começaram a surgir os bailes de máscara, em especial na Itália, as personagens mais presentes no baile eram: Arlequim, Colombina e Pierrô que ainda hoje fazem das comemorações.

No Brasil, o carnaval passou a ser comemorado desde a chegada dos portugueses, no século XIX começou a evoluir com a maior participação das classes mais ricas, mas o famoso samba que marca a festa ainda não fazia parte.

A primeira marchinha foi realizada em 1899, por Chiquinha Gonzaga, para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro: Ó abre alas.

Compositores como Braguinha, Haroldo Lobo e Lamartine Babo são apontados como os responsáveis pela popularização do samba e das marchinhas na década de 1920.

Uma outra importante figura que contribuiu para a popularização do carnaval foi o ex-presidente Getúlio Vargas, que notando a identificação da população pelo ritmo decide aproximá-lo ainda mais do povo para torná-lo uma identidade nacional.

Com isso o estado passou a organizar o carnaval, concedendo licença para a realização dos desfiles e investindo nas escolas de samba. Vargas auxiliou na consolidação do samba e o aproximou sua política de construção do Estado Nacional das manifestações populares.

Com isso, o carnaval foi crescendo e alcançado prestígios tanto pelos desfiles, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, e a difusão das famosas ?micaretas? que ocasionaram mudanças ao evento.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br