Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Como tratar as varizes?

31/01/2013

Como tratar as varizes?

As varizes são veias deformadas e dilatadas, caracterizadas pela coloração púpuro-azulada que aparecem pelas pernas e podem ocasionar dor e inchaço.

Pessoas que ficam longos períodos em pé têm mais chances de apresentar varizes.

As veias das pernas responsáveis por reconduzir o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, apresentam válvulas que tem como atribuição impedir o retorno do sangue aos pés pelo funcionamento da gravidade. Ocasionalmente, essas válvulas podem vir a não funcionar com competência e o sangue empoça nas veias promovendo a deformação, alterações na sensibilidade da pele e inchaço.

Nas mulheres, durante os períodos de gravidez e menstruação, os sintomas tendem a piorar.

Casos mais severos podem ser ocasionados tanto por dilatação das veias profundas quanto das superficiais. Nos casos que correspondem à insuficiência venosa, pode aparecer edema persistente nos pés, alterações na pigmentação da pele e úlceras nas pernas.

As varizes no geral tendem a não provocar complicações mais profundas, porém nos casos mais sérios, é importante adotar algumas medidas para evitar problemas de pele, inchaço e dores:

- Caminhar auxilia na prevenção das varizes;

- Usar meias elásticas. O recomendado é que sejam usadas antes de levantar da cama;

- Procure elevar as pernas, acima do nível do coração por alguns minutos, pois auxilia o retorno do sangue para o centro do corpo;

- Evite ficar de pé por muito tempo, busque movimentar-se para que os músculos das pernas possam ajudar na circulação do sangue.

Não abra de procurar o acompanhamento de um especialista, principalmente em casos que mostrem uma inflamação dolorida, seguida ou não de endurecimento da área, em uma ou em ambas as pernas acompanhada de dor contínua e intensa.




» Todas as notícias




Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br