Unidade de Gestão e Formação

Procure seu curso:

Pós-Graduação

Extensão

Presencial | A Distância

0300 10 10 10 1
Busca Rápida

Como usar corretamente o filtro solar?

20/02/2013

Como usar corretamente o filtro solar?

A radiação solar é importante para manutenção da vida, a fixação de cálcio e a síntese de vitamina D, além disso, o sol é um antidepressivo natural, entretanto o uso do filtro solar deve ser constante para assegurar a proteção da pele.

Muito se fala sobre os benefícios e o uso do filtro solar, porém muitas pessoas tendem a usar o filtro solar apenas na praia, outras se esquecem de usar em dias nublados ou optam que dentro de ambientes fechados estejam protegidas e não precisam utilizar.

Os protetores solares não devem ser utilizados apenas por pessoas com a pele mais clara, visto que há tempos atrás a camada de ozônio era considerada um filtro natural, atualmente ela protege muito menos do que antes, pois essa camada que já é considerada fina, com aproximadamente 3 mm de espessura,  conta com zonas de esburacamento e adere uma radiação muito mais danosa.

Ao adquirir um protetor solar, é necessário conferir se ele oferta uma boa proteção contra os raios do tipo UVB e UVA, ambos os raios ocasionam danos e alteram o DNA da pele. A principal distinção é que os raios UVB estão mais presentes das 10h ás 16h, decorre mais superficialmente e causam queimaduras solares com danos inopinos, os raios UVA são frequentes durante todo o tempo, uma vez que penetram de forma mais profunda e são responsáveis por danos mais severos, como a degeneração do colágeno, envelhecimento e as manchas escuras.

Destacamos algumas sugestões de como aplicar corretamente o filtro solar:

- Na praia procure aplicar o produto antes de por a roupa de banho. Os especialistas sugerem que aguardem que o produto seque e só então a roupa de banho seja colocada;

- No ambiente urbano procure passar o filtro solar antes de sair de casa, e procure reaplicar especialmente nos dia mais quentes;

- Durante a exposição solar, não é aconselhável o uso de produtos como perfumes ou outros não específicos, como descolorante para os pêlos, visto que no geral podem promover queimaduras e podem elevar os casos de alergia, além de não oferecem proteção contra os raios solares;

- Áreas mais sensíveis como o rosto, lábios e a cabeça, em especial pessoas que são calvas, devem adotar maiores cuidados, e, portanto, deve utilizar um protetor solar de FPS mais proeminente;

- A eficácia de um protetor solar está relacionada com o seu uso correto. Estar atento ás instruções da embalagem quanto ao tempo de reaplicação do produto, não se esquecendo de notar fatores como transpiração e o contato direto da pele com superfície que favoreçam a remoção do produto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) determina o FPS 15 como um fator que propicia uma exposição prudente ao sol. Porém, isso vai variar de acordo com o clima, local e o tom de pele de cada indivíduo.




» Todas as notícias

Notícias Relacionadas






Cursos por Cidade






Nuvem de Tags

Gama Social - Redes Sociais Phorte TV
Unidade de Gestão e Formação |
| .Contato: academico@posugf.com.br